MUNICÍPIO REÚNE PARCEIROS PARA ESTRATÉGIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Realizou-se na quinta-feira, 29 de setembro, uma atividade promovida pelo Município com os parceiros comunitários, para uma reflexão conjunta sobre as prioridades em saúde. Esta atividade enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, com vista à construção da Estratégia Municipal de Saúde para a Marinha Grande.

Com uma metodologia colaborativa, baseada em jogos e dinamizada pelo investigador Micael Sousa, da Universidade de Coimbra, os vários parceiros refletiram e discutiram os principais problemas e as prioridades em saúde do concelho. Construiram-se analises SWOT colaborativas, onde se identificaram as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas com a saúde do concelho.

Desta reflexão e discussão emanaram pontos importantes que serão transportados para a estratégia Municipal da saúde.

A reunião contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e da vereadora da saude, Ana Laura Baridó. Estiveram representadas nesta sessão várias entidades, tais como:
Centro de Saúde ( USF Vitrius, USF Stephens, UCC e USP) ,
Centro Hospitalar de Leiria,
ACES Pinhal Litoral,
CRI,
Representante das associações da saúde,
Bombeiros voluntários da Marinha Grande e Vieira de Leiria,
Representante das Farmácias,
Clinigrande,
Liga Portuguesa Contra o Cancro,
Santa Casa da Misericórdia,
Unidade de Cuidados Continuados Integrados,
PSP
GNR,
Representante das IPSS,
Agrupamento de Escolas MGPoente, Instituto Formação e Emprego,
Junta de freguesia da Marinha Grande, Moita e Vieira de Leiria,
EPAMG
CENFIM,
APPACDM,
Cruz Vermelha,
Equipa Local de Intervenção Precoce,
Comissão de utentes SAP 24 horas.