MARINHA GRANDE ASSINALA JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

O Município da Marinha Grande assinala as Jornadas Europeias do Património (JEP) com diversas atividades que incluem entradas gratuitas nos museus, visita guiada ao património vidreiro, apresentação de livro, workshop de teatro para crianças e visitas encenadas, que decorrem de 23 a 25 de setembro, no âmbito do Ano Internacional do Vidro e cuja participação é gratuita.

As JEP são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, às quais a Câmara Municipal da Marinha Grande se associa, com o objetivo de divulgar o património da Marinha Grande. Este ano, a iniciativa tem como tema "Património Sustentável”, convidando os participantes "a explorar que medidas podem ser tomadas para proteger o rico e diversificado património cultural europeu no contexto das alterações climáticas e da degradação ambiental. O foco estará no papel ativo das comunidades e do património no processo de construção de um futuro mais sustentável e resiliente”.

O programa das Jornadas Europeias do Património na Marinha Grande é o seguinte:

23, 24 e 25 de setembro
“PATRIMÓNIO SUSTENTÁVEL”

ENTRADAS GRATUITAS NO MUSEU JOAQUIM CORREIA
23 e 24 de setembro

ENTRADAS GRATUITAS NO MUSEU DO VIDRO
23, 24 e 25 de setembro

24 DE SETEMBRO

10h00 às 16h30 - Marinha Grande
Visita ao Património Vidreiro da Marinha Grande, uma iniciativa da APAI – Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e Câmara Municipal da Marinha Grande. Para mais informações deste evento: https://www.cm-mgrande.pt/pages/350?news_id=3032

Inscreva-se na visita no seguinte link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=StzoXqyI9kapZ6FT8XckuFg4CQsfLS5Cq5Np_8gZaR9UNVI4VEM0SUxPREZSQ0ZHVDlYNEZMNFFCNy4u

11h00 – Museu do Vidro
“Dança nos museus”
Descrição ou sinopse:
A partir da coleção do Museu do Vidro e da sua envolvência natural e arquitetónica, Inesa Markava desenvolverá um espetáculo temático para o público familiar numa lógica de artes performativas com o foco na linguagem da dança clássica e contemporânea. Durante a performance, os participantes são convidados a re-imaginar o espaço expositivo e a re-inventar a exposição ao explorar o universo do movimento, do som e das artes plásticas.
Destinatários: crianças dos 3 aos 10 anos de idade
Duração: cerca de 40 minutos
Limite de participantes: 15 pessoas
Inscrição prévia até ao dia 23 de setembro, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Produção: Inesa Markava

17h00 – Museu do Vidro
Apresentação do livro «A Fábrica de Garrafas da Martingança - 'Fábrica da Estrela'», da autoria de Tiago Filipe Duarte Inácio. A apresentação do livro ficará a cargo de Paulo Grilo Santos.
Síntese:
Apesar dos poucos anos em que laborou, a Fábrica de Garrafas da Martingança, popularmente designada por "Fábrica da Estrela", constitui um caso pouco estudado no universo da indústria de vidro, daquela que foi, na década de 40, a maior fábrica produtora de garrafas em Portugal.
Desta forma, a monografia focará a história, nas suas mais variadas vertentes, da Fábrica, com recursos aos mais variados arquivos e entrevistas. Assim, inicia-se com uma breve abordagem histórica das duas sociedades que fundaram a fábrica, a Vidago, Melgaço & Pedras Salgadas e a Companhia de Cervejas Estrela, seguindo-se o historial da fábrica e a recuperação e valorização do imóvel pela Iberonorma.
A recuperação do imóvel industrial constitui, por si só, no âmbito do património industrial português, um caso de estudo. A Iberonorma veio a ocupar, em 1978, as instalações da antiga fábrica de Garrafas da Martingança. A sua adaptação de fábrica de vidro a fábrica de moldes constitui um dos melhores exemplos no âmbito da preservação de um imóvel industrial.

18h00 – Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro (Edifício da Resinagem)
Encerramento da exposição “A persistência da matéria, 20 anos VICARTE”, com visita guiada por alguns artistas e lançamento do catálogo.

19h00 – Casa da Cultura Teatro Stephens
Peça de teatro “Vidro e outros Rococós”, Teatro à Solta

25 SETEMBRO

10h30 – Museu do Vidro
Workshop de teatro para crianças, Associação Folhas Platónicas
Descrição ou sinopse:
O Teatro é a forma mais próxima da vida, e permite trabalhar temas de uma forma lúdica. Neste workshop, enquanto desenvolvem a sua criatividade e trabalham sobre temáticas relacionadas com o vidro, as crianças vão aprender técnicas de comunicação, a melhorar a concentração, memória e capacidade de trabalhar em grupo.
Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos de idade
Duração: 2h30
Limite de participantes: 20 crianças
Inscrição prévia até ao dia 24 de setembro, através do email museu.vidro@cm-mgrande.pt
Produção: Folhas Platónicas - Associação Cultural

14h30 e 16h30 – Museu do Vidro
Visitas encenadas
Descrição:
Estas visitas de curta duração dirigidas sobretudo a crianças, com uma linguagem simples e acessível e de formato leve e descontraído, têm como objetivo principal que os mais novos possam saber mais sobre a história do vidro e processos de fabrico, com o registo cómico que já marca o trabalho do Teatro à Solta.
Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos de idade
Duração: 40 minutos