Projeto SAMP “Museu na Aldeia' disntinguido com Prémio europeu

O Projeto SAMP “Museu na Aldeia", que contou com a participação do Museu do Vidro e Núcleo de Arte Contemporânea, foi premiado no âmbito dos European Heritage Awards / Europa Nostra Awards, na categoria de Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos.

Estes Prémios foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então.

Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio de conhecimentos entre fronteiras e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura e apoiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

O Município da Marinha Grande parabeniza a SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos por ter sido distinguida com Prémio Europeu, que pertence também a toda a rede de parceiros, museus, municípios, autarquias, freguesias, artistas e, acima de tudo, às comunidades de idosos que lhe vida.

O envolvimento no projeto Museu na Aldeia, por parte do Município é uma mais-valia. A aproximação da arte contemporânea em vidro à população da aldeia de Fetelaria, Freguesia de Sapataria, concelho de Sobral de Monte Agraço, foi extremamente enriquecedora, com claro ganho para ambas as partes.