Cantina da Embra reabilitada

O edifício da Cantina Escolar da Embra, que serve a Escola Básica John Beare, na Marinha Grande, foi recentemente reabilitado pela Câmara Municipal de modo a melhorar o seu comportamento energético e os níveis de conforto e iluminação.

A reabilitação, realizada durante as férias escolares, incidiu sobre a melhoria do comportamento energético passivo, potenciando a eficiência energética dos sistema de aquecimento e melhoria dos níveis de conforto e de iluminação interior. Procedeu-se também à pintura integral do seu interior e a uma correção das acessibilidades na saída de serviço.

O conjunto escolar da Embra é composto por dois espaços separados, distintos fisicamente mas interligados na sua função. A cantina, com um recinto vedado autónomo, confronta com a Rua das Piscinas é contíguo ao recinto escolar que está voltado para Av. Victor Gallo, mas separado desta pelo Jardim com o mesmo nome.

O estado de conservação do imóvel é considerado muito bom, tendo sido objeto uma intervenção geral de pintura exterior e da instalação de novas bancadas com lavatórios no ano de 2014, no entanto verificavam-se grandes insuficiências ao nível do conforto e da eficiência térmica no seu interior e alguma deterioração dos revestimentos e pinturas interiores, que agora foram sanados.

A intervenção implicou um investimento de 19.504,00 euros, acrescidos de IVA, por parte da Câmara Municipal.