Hoje
Máx C
Mín C

“O MAR COMEÇA AQUI”… NAS SARJETAS E SUMIDOUROS

O Município da Marinha Grande, o Jardim de Infância / Escola do 1º ciclo João Beare, a Escola Pátio da Inês e a Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte desafiam a população a refletir que “O Mar começa aqui”, nomeadamente nas sarjetas de passeios e sumidouros, como forma de alertar para a necessidade de uma maior consciência ambiental.

Nesse sentido, os três estabelecimentos de ensino do concelho inscritos nesta ação, realizaram trabalhos artísticos, que pretendem apelar a uma maior consciência ambiental da comunidade local, sobre a proteção dos recursos marinhos.

O vereador do ambiente, João Brito, e a bióloga da Câmara Municipal, Sónia Guerra, deslocaram-se às escolas, esta semana, para conhecer o resultado final do projeto.

O “Mar Começa Aqui” é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), dirigida às autarquias, que tem como objetivo a criação de uma imagem destinada a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro das escolas e na sua envolvência, visando uma campanha de sensibilização.

Com início em 2020, o desafio “O mar começa aqui” tem como principais objetivos: promover a compreensão sobre a necessidade de preservação dos ecossistemas e da qualidade da água doce e salgada, em particular; e educar para uma cidadania ativa levando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.

As sarjetas de passeios e sumidouros são importantes dispositivos de entrada de fluxos de água, dado que garantem o acesso das águas pluviais às redes de drenagem. Contudo, são frequentemente objeto de deposição de resíduos, quer decorrentes do arrastamento das águas da chuva, quer decorrentes da atividade humana, como óleos alimentares, garrafas, beatas, entre outros.

img_7641
img_7646
img_7666
img_7669
img_7673
img_7674
img_7686
img_7684