COOPERAÇÃO DA MARINHA GRANDE COM O TARRAFAL

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, recebeu o presidente da Câmara do Tarrafal, José dos Reis, na passada semana, para o balanço do que tem sido a geminação entre os dois municípios e para programarem ações futuras.

A reunião decorreu no Salão Nobre dos Paços do concelho e envolveu também a chefe da Divisão de Desenvolvimento Económico e de Apoio ao Cidadão, Catarina Morgado, e o técnico desta Divisão, Luis Barreiros Oliveira.

Esta visita serviu para conhecimento mútuo dos dois autarcas, uma vez que ambos ascenderam a este cargo recentemente, e para a realização de um balanço da relação estabelecida entre as duas autarquias, aproveitando para perspetivar o futuro, com identificação de eventuais parcerias que permitam aprofundar a relação de cooperação.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande declarou que a relação de cooperação com aquele Município de Cabo Verde se reveste da maior importância, tendo em conta os laços históricos, culturais e emocionais que lhe estão subjacentes e que decorrem das consequências do envolvimento de inúmeros marinhenses na revolta de 18 de janeiro de 1934, que levou à sua prisão e, nalguns casos, à morte, no "Campo de Concentração do Tarrafal", antes do 25 de abril.

O presidente da Câmara do Tarrafal evidenciou a importância estratégica desta relação com a Marinha Grande desejando, firmemente, intensificar ações de cooperação em domínios que vão desde a proteção civil, à cultura, à educação ou à formação profissional.

Os primeiros contactos com o Município Cabo Verdiano do Tarrafal, na Ilha de Santiago tiveram início em 2006, tendo como objetivo, o eventual estabelecimento de laços de cooperação, fundamentados num passado histórico comum na luta contra o regime repressivo e colonial português. Estes laços fundamentam-se no facto de Cabo Verde ser membro da CPLP - Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

O protocolo de geminação foi assinado, no Tarrafal, em 15 de janeiro de 2008 e ratificado, na Marinha Grande, no dia 18 de Janeiro deste mesmo ano.