Câmara reabilita Estrada da Água Formosa

A Estrada da Água Formosa, concelho de Marinha Grande, vai ser alvo de obras de conservação e reabilitação a partir desta semana, por parte da Câmara Municipal, respondendo aos anseios das populações das freguesias de Vieira de Leiria e Carvide, que, há muito, reclamavam a intervenção desta via.

A Estrada da Água Formosa faz a ligação das localidades de Moinhos de Carvide e Água Formosa, através de um aceiro que liga a nascente as povoações do concelho de Leiria e a poente a antiga Estrada Nacional E.N. 242-1, que, por sua vez, faz a ligação de Vieira de Leiria à Marinha Grande.

A estrada encontra-se num estado avançado de degradação e com o pavimento levantado devido à existência de raízes na sua plataforma, contribuindo para uma diminuição das condições de circulação de veículos e colocando em causa as condições de segurança dos seus utilizadores.

Trata-se de uma estrada florestal, cuja responsabilidade de manutenção e reabilitação pertence ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, que ante o elevado estado de degradação do pavimento não assegurou a devida conservação da via.

A empreitada representa um investimento de 46.606,65 euros, acrescidos de IVA, e um prazo de execução de 30 dias, e tem como objetivo a melhoria das condições de circulação de veículos através da conservação e reabilitação do pavimento existente.

O valor do investimento global da obra é suportado, em partes iguais, pela Câmara da Marinha Grande e pela Câmara de Leiria, na sequência da celebração de uma protocolo entre ambas as entidades, considerando que a via a intervencionar se situa no concelho da Marinha Grande, mas funciona como ligação preferencial entre localidades do concelho da Marinha Grande e do concelho de Leiria.

A extensão da obra é de aproximadamente 1400 metros, sendo os trabalhos mais significativos os movimentos de terra em abertura de caixa, eliminação de raízes e pavimentações em betão betuminoso.