DIA DO MUNICÍPIO CELEBRADO COM DISTINÇÕES E EVENTOS CULTURAIS

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai comemorar o Dia do Município (Quinta-Feira da Ascensão), no próximo dia 26 de maio, feriado municipal, numa cerimónia solene, a decorrer no Teatro Stephens, na qual irá atribuir distinções honoríficas a cidadãos do concelho que se tenham destacado numa determinada área, e através de um evento cultural e gastronómico, a realizar no Parque de Merendas da Portela, com a participação dos músicos João Só e Carolina Deslandes e do Chef de cozinha Rui Paula.

O Município da Marinha Grande pretende instituir a prática formal de reconhecimento do mérito dos diferentes agentes nas áreas da cultura, educação, economia, social, desporto, turismo, entre outras. Assim, e face ao interesse em atribuir distinções honoríficas a Marinhenses que se tenham destacado numa determinada área, vão ser entregues Medalhas de Mérito Municipal.

Ao abrigo do Regulamento de Atribuição de Medalhas de Mérito Municipal da Marinha Grande, vão ser feitas as seguintes distinções, na Cerimónia Solene, a decorrer no Teatro Stephens, no dia 26 de maio, pelas 10h00:

Medalha de Honra do Município;
Medalha Municipal de Mérito Social;
Medalha Municipal de Mérito Cultural;
Medalha Municipal de Mérito Educativo;
Medalha Municipal de Mérito Desportivo;
Medalha Municipal de Mérito Económico;
Medalha Municipal de Mérito Humanitário;
Medalha Municipal de Mérito Científico.

A sessão vai também distinguir os trabalhadores que completaram 25 anos de serviço no Município, no ano 2021, bem como os funcionários que se aposentaram em 2021, pelos bons serviços, dedicação e empenho à causa pública municipal.

O programa da comemoração do Dia do Município é o seguinte:

26 de maio de 2022

09h30 | Edifício dos Paços do Concelho | Hastear da Bandeira

10h00 | Casa da Cultura Teatro Stephens | Cerimónia Solene
“A herança cultural dos Stephens” | Jorge Custódio
Distinções honoríficas
Intervenção do Presidente da Assembleia Municipal | Aníbal Curto Ribeiro
Intervenção do Presidente da Câmara | Aurélio Ferreira
Momento musical | André Barros

Parque de Merendas da Portela
13h30 | CANTAR À MESA DOS CHEF'S
Participação do Chef de cozinha Rui Paula e do músico João Só

Evento em que se procura recriar pela mão de Chef's reconhecidos pratos típicos do concelho e do feriado municipal, como o Coelho com Ervilhas.

Evento cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da candidatura "À mesa também se canta".

Org.: Câmara Municipal Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande

16h30 | FUSÃO ACÚSTICO (Programa Cultural), com Carolina Deslandes e Nuno Esperto - Espetáculo em formato acústico protagonizado pela artista nacional Carolina Deslandes e pelo artista local Nuno Esperto.
Em cima do palco, os dois artistas irão apresentar-se numa partilha de experiências pessoais e artísticas. O espetáculo será resultado de uma cocriação artística entre os dois músicos.

Evento cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da candidatura "Portugal Acústico - Nos Braços do Património".

Org.: Câmara Municipal Marinha Grande
Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande

27 de maio de 2022
21h30 | Casa da Cultura Teatro Stephens