Dead Combo e Festival Acaso na Casa da Cultura

A Casa da Cultura Teatro Stephens, situada na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, apresenta o concerto dos Dead Combo e dois espetáculos de teatro no âmbito da programação do Festival Acaso, no mês de outubro.

A programação da Casa da Cultura Teatro Stephens para o mês de outubro é a seguinte:

10 de outubro . sábado . 21h30
“ONE MAN ALONE” - TEATRO DIDASCÁLIA Espetáculo integrado no XX FESTIVAL DE TEATRO ACASO
Sinopse |
"One Man Alone" é um espetáculo a solo, literalmente a solo. Sem contracena, nem operador de luz nem som, o ator vê-se assim obrigado a prosseguir o seu espetáculo interpretando e operando ao mesmo tempo a própria luz que o ilumina e a música que acompanha a cena. A peça retrata a vida de um padeiro, solitário, que a altas horas da noite, nos intervalos de cozedura do pão, se diverte a brincar com os seus instrumentos de trabalho, numa tentativa de escape ao quotidiano do seu ofício monótono e repetitivo.

Bruno Martins, o diretor artístico da companhia, único ator da peça e simultaneamente operador de luz e som, salienta que o facto do espetáculo ser todo ele conduzido por uma só pessoa, funciona como uma espécie de metáfora à criação artística contemporânea.

É uma metáfora às condições de trabalho, na maioria das vezes precárias, em que os artistas se vêm obrigados a trabalhar, condições essas, agravadas com a atual conjuntura socioeconómica. O espetáculo é uma comédia divertida que assenta no virtuoso jogo físico do ator, na capacidade de se multiplicar nas várias personagens que dão vida às suas fantasias, e na sua capacidade de surpreender através dum espetáculo onde a magia é aliada da simplicidade.

Criação, interpretação e cenografia: Bruno Martins
Direção: Sérgio Agostinho
Figurinos: Joaquim Azevedo
Desenho de luz e som: Bruno Martins e Valter Alves
Design gráfico: Rui Verde
Coprodução: Teatro da Didascália e Casa das Artes de Famalicão
Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 12 anos.
Preço: 8 euros

17 de outubro . sábado . 21h30
“A BUNCH OF MENINOS” - DEAD COMBO
Sinopse |
A música dos DEAD COMBO é indissociável das influências e das vivências que a geraram. Sem letras nem palavras, o duo de Tó Trips e Pedro Gonçalves canta com uma clareza desarmante o Tejo e Lisboa, Portugal e o Mediterrâneo, uma África idealizada e a vastidão da América, imaginada em Itália nos westerns de Morricone, majestosamente filmada por Wim Wenders e tocada por Ry Cooder.

Para cantarem estes retratos, repita-se, não precisam de uma voz. Precisam apenas de uma guitarra e um contrabaixo que, informados por uma certa vivência do rock’n’roll, conjuram anos e anos de música e A Bunch of Meninos, é o mais recente capítulo de um dos mais belos e singulares projetos musicais nascidos em Portugal ao longo da última década.

Guitarras - Tó Trips
Contrabaixo - Pedro V. Gonçalves
Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 6 anos.
Preço: 12,50 euros

24 de outubro. sábado . 21h30
“A HISTÓRIA DO TIGRE” – FILIPE CRAWFORD Espetáculo integrado no XX FESTIVAL DE TEATRO ACASO
Sinopse |
“A História do Tigre” estreou-se em janeiro de 1991 no Teatro da Comuna, tendo depois sido apresentado no Teatro Estúdio Mário Viegas. Foi devido ao êxito que este espetáculo encontrou junto da crítica e do público que a Meia Preta ascendeu ao primeiro plano do panorama teatral português.

O texto de Dario Fo, inspirado no teatro popular e marginal chinês, conta a história de um soldado que durante a Grande Marcha é ferido e se refugia numa gruta nos Himalaias. Aí o soldado encontra uma tigresa mais o seu filhote e graças ao Tigre consegue sobreviver.

O Tigre para os chineses tem um significado simbólico preciso: diz-se que uma mulher, um homem, um povo, “têm o tigre”, quando frente a grandes dificuldades, no momento em que a maior parte foge, eles pelo contrário persistem, aguentam e resistem. Com a ajuda de uma Máscara Balinesa, o texto e a situação do contador de histórias prestam-se a uma demonstração prática da Técnica da Máscara, nas suas potencialidades gestuais e interpretativas.

Autor: Dario Fo
Encenação e interpretação: Filipe Crawford
Duração: Aprox. 60 min.
Classificação: Maiores de 12 anos.
Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: receção do Museu do Vidro (Jardim Stephens), de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.