Marinha Grande edita guia turístico em braille

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai comemorar o Dia Mundial do Turismo no próximo domingo, 27 de setembro, pelas 16h30, no Auditório do Edifício da Resinagem, situado na Praça Guilherme Stephens, com a apresentação do Guia Turístico do concelho em braille e a realização do Concerto Para Olhos Vendados. A entrada é gratuita.

Sob o tema mundial “Mil Milhões de Turistas, Mil Milhões de Oportunidades’, as comemorações deste ano, na Marinha Grande, dão enfoque aos turistas invisuais, através da edição do Guia Turístico em braille, da autoria da Dra. Sónia Santos.

Esta é uma iniciativa inovadora do Município da Marinha Grande, que pretende disponibilizar o documento que já tinha sido editado em português e inglês aos cidadãos com dificuldades visuais, em língua portuguesa.

O programa das comemorações é o seguinte:

27 de setembro (domingo) | Auditório da Resinagem

16h30 - Apresentação do guia turístico do concelho da Marinha Grande em braille

17h00 - Concerto para olhos vendados, de Luis Antero

Sinopse do concerto:
Que importância tem o som no nosso dia-a-dia? Continua a ser, como preconizado por Murray Schafer nos idos de 1970 do século passado, o mais negligenciado elemento da nossa paisagem? Não será o som também caracterizador da(s) identidade(s) das nossas aldeias, vilas e cidades e do seu património material e imaterial?
É na tentativa de resposta a estas questões que surge o conceito Concerto Para Olhos Vendados, partindo da premissa de que muitas vezes paramos para ver, mas raramente o fazemos para ouvir!
Com recurso a gravações sonoras de campo, constrói-se uma paisagem sonora ao vivo, convidando o público a vendar os olhos e a viajar pelo fantástico universo sonoro quotidiano e sua (eventual) ligação com a memória.

No Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, as entradas no Museu do Vidro serão gratuitas.