Empreendedorismo nas Escolas – Finais Intermunicipaisdo Concurso de Ideias

A CIMRL, em conjunto com os municípios, está a promover e dinamizar mais uma edição dos concursos de ideias, agora nas fases finais, integrados no projeto de Empreendedorismo nasEscolas da CIM Região de Leiria “Arrisca Connosco!”!

Este ano letivo, existem duas finais: uma para alunos do 3º ciclo e outra para alunos do ensino secundário/profissional. No entanto, à semelhança de edições anteriores, os concursos realizam-se em duas fases: uma competição a nível municipal, em cada um dos 10 municípios da CIMRL, que decorreu na passada semana, e uma final intermunicipal, onde competem todos os vencedores da fase municipal.

A participação dos alunos nesta edição ultrapassou todas as expectativas, com a submissão de 264 ideias, entre as quais foram defendidos 134 projetos, que envolveram 362 alunos nos concursos municipais.

A CIMRL destaca a atitude interessada e proactiva destes “novos empreendedores” finalistas, que demonstraram ter um forte espírito arrojado, uma grande capacidade de iniciativa, criatividade e inovação, bem como uma enorme vontade de adquirir novos conhecimentos e ferramentas. Agora, para as Finais Intermunicipais do Concurso de Ideias Empreendedoras 2022, estão em competição19 projetos, que serão defendidos de acordo com o nível de ensino, nos seguintes dias:

- Ensino Secundário | 1 de abril, às 20h30, no Auditório Municipal da Batalha, com 9 projetos em competição;

- 3º Ciclo| 5 de abril, às 16h30, no Auditório da Praça da Notabilidade, em Castanheira de Pera, com 10 projetos em competição.

Este desafiofoi lançado aos alunos e professores do 3º ciclo e do ensino secundário e profissional da Região de Leiria, com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras e para o impacto que as suas ideias/projetos podem ter neste território, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo.

O projeto de Empreendedorismo na Região de Leiria “Arrisca Connosco!” resultade uma candidatura aprovada pelo Programa Operacional Centro 2020, com um valor de investimento elegível global de 295.155,90€, e é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu.