MARINHA GRANDE REPRESENTADA NA TOMADA DE POSSE DO NOVO BISPO

O Município da Marinha Grande esteve representado pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, na sessão solene de tomada de posse do sexto bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas Carvalho, que decorreu no dia 13 de março, na Sé de Leiria.

Após a cerimónia, na sessão de cumprimentos, o presidente da Câmara felicitou o novo bispo e deixou o convite para visitar a Marinha Grande, que foi favoravelmente acolhido. Aurélio Ferreira destaca o facto da Diocese “continuar representada por uma personalidade reconhecida e respeitada na sociedade civil e na Igreja e que será, certamente, unificador num contexto nacional e internacional cada vez mais exigente e instável”.

D. José Ornelas, de 68 anos, foi nomeado pelo Papa Francisco, no dia 28 de janeiro, para suceder no cargo ao cardeal D. António Marto, que apresentou a sua renúncia.
O novo bispo estava à frente da Diocese de Setúbal desde 2015, depois de ter sido responsável mundial pela Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos).

O sexto bispo de Leiria-Fátima desde a restauração da diocese nasceu a 5 de janeiro de 1954, no Porto da Cruz (Madeira), tendo feito a sua formação religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos); foi ordenado padre na sua terra natal, a 9 de agosto de 1981.

tomadaposse_bispojoseorlenas5
tomadaposse_bispojoseorlenas1