Hoje
Máx C
Mín C

COMUNICADO DA UNIDADE DE SAÚDE PÚBLICA DO ACES DO PINHAL LITORAL

Na sequência da elevada afluência de jovens com idades entre os 14 e os 24 anos ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com sintomas moderados de febre, tosse e dores musculares, a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, informam que está em curso a investigação epidemiológica.

Até ao momento e de acordo com o CHL, foram observados mais de 230 jovens com os sintomas atrás referidos, sem sinais de gravidade, sendo que a maioria já teve alta, tendo alguns deles já retomado a atividade escolar.

Os sinais e sintomas apresentados, os resultados das análises efetuados no hospital e os resultados preliminares da investigação ambiental da responsabilidade da USP são concordantes e afastam o diagnóstico de infeção por Legionella.

Até ao momento foram identificados neste grupo de jovens, 63 casos de gripe A e 15 de Covid. Estes resultados apontam para a existência de um surto de infeções virais, maioritariamente de gripe A.

Para além da investigação ambiental atrás referida, a USP contata os jovens e famílias para aconselhamento e vigilância. Simultaneamente promove o contato com os clínicos de modo a clarificar e atualizar a situação epidémica para uma intervenção mais adequada.

Lembra-se que, perante a gripe, devem observar-se as já conhecidas recomendações de prevenção de doenças transmissíveis, particularmente o uso de máscara quando indicado e as medidas de higienização.

A USP mantém-se atenta à situação em articulação com o CHL, pelo que a investigação prossegue e dela será dada nota, se pertinente.

Leiria, 4 de março de 2022

A Unidade de Saúde Pública do ACES do Pinhal Litoral

O Departamento de Saúde Pública da ARS do Centro