EXPOSIÇÃO “MESTRE NA LENTE” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugura a exposição coletiva de fotografia “Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado”, no próximo sábado, 5 de fevereiro, pelas 15h00, seguida de uma tertúlia com a família do escultor.

Este ano, o Museu Joaquim Correia assinala o seu 25º aniversário, a 5 de dezembro, pelo que toda a programação a realizar até final de 2022, pretende evocar a efeméride.

A exposição “Mestre na lente: Joaquim Correia revisitado” é aberta ao público no dia 5 de fevereiro, pelas 15h00, para a sua apresentação e explicação pelos curadores e para a reinterpretação dos trabalhos de Joaquim Correia pelos formandos que participaram no workshop de fotografia organizado pela Câmara Municipal, em dezembro de 2021.

Pelas 15h45, tem lugar a tertúlia com a família Correia, para uma conversa informal e intimista sobre histórias pitorescas a que as obras reinterpretadas estejam associadas, circunstâncias do seu processo criativo, peculiaridades da vida familiar de Joaquim Correia, experiência de modelo dos familiares e sua relação com o pai/ avô/ tio, etc.

A exposição exibe fotografias da autoria de Catarina Godinho, Elisabete Sousa, Guida Lourenço, Joana Bernardes, José Polido, Leonel Passagem, Licínia Batista, Luís Gaudêncio, Sónia Felício e Telmo Felício. Conta com a curadoria dos formadores do workshop de fotografia, Cristiano Justino e Rute Violante.

As fotografias artísticas que compõem esta exposição destacam obras que fazem parte do percurso expositivo do museu e outras que integram a coleção de arte pública da região. Detalhes atentos, jogos de luzes e sombras, exploração de contrastes e dinâmicas, brincadeiras imagéticas e muitos outros recursos que os formandos usaram para recontarem histórias reais ou mitológicas que antes a escultura contou.

O Museu Joaquim Correia acolheu a comunidade com esta experiência pedagógica dos formandos e devolve-a agora à comunidade transformada em experiência artística, depois que a Fotografia captou a sua luz.

A exposição fica patente de 5 de fevereiro a 9 de abril, de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).