Gabinete Técnico Florestal apostou na reflorestação e gestão florestal em 2021

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido nos anos anteriores, em 2021 foram dinamizadas pelo Gabinete Técnico Florestal, diversas ações, nomeadamente através de ações de voluntariado de reflorestação envolvendo várias empresas locais e nacionais.

O Gabinete Técnico Florestal elaborou nove pareceres técnicos referentes a pedidos de ações de arborização e rearborização (RJJAR) e prestou esclarecimentos aos munícipes relativamente às ações de rearborização de áreas florestais, nomeadamente o enquadramento no Plano Regional de Ordenamento Florestal, no Plano Diretor Municipal, Carta de Perigosidade, espécies adequadas e técnicas de gestão florestal.

A Câmara Municipal continuou a apostar na comunicação junto da população, nomeadamente através da divulgação de informação relativa à necessidade de efetuar as ações de gestão de combustível até 15 de março, a divulgação das ações de sensibilização, bem como as novas regras em relação às queimas e queimadas.

No seguimento dos anos anteriores, a GNR efetuou 2 ações de sensibilização.

No âmbito da implementação da estratégia de prevenção dos incêndios florestais o Gabinete Técnico Florestal, em conjunto com a PSP e a GNR, deu seguimento a diversas ações de fiscalização, permitindo o reforço da prevenção, através do controlo da gestão de combustível florestal em zonas estratégicas definidas no POM, garantindo uma gestão florestal ativa dos proprietários florestais, tornando o território menos vulnerável aos incêndios florestais, particularmente no que se refere às zonas envolventes à rede viária, edificações e aglomerados populacionais.

No seguimento dos anos anteriores e no cumprimento do disposto na alínea a) do artigo 15.º, do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, na sua atual redação, o Gabinete Técnico Florestal planeou e acompanhou a execução da intervenção de gestão de combustível, numa faixa lateral de terreno confinante com a rede viária numa largura não inferior a 10 m, desde a berma da rede viária municipal, numa área total de 131,53 hectares.

O Gabinete Técnico Florestal esteve presente na maioria dos incêndios rurais ocorridos no concelho, sendo que a pedido do COS ativa os recursos humanos e meios complementares (máquina de rasto e pá carregadora) com capacidade para efetuar prontamente o apoio ao combate, rescaldo e logística.
Relativamente à rede de pontos de água o técnico do Gabinete Técnico Florestal, com a colaboração dos corpos de Bombeiros atualizou o caderno “Infraestruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios no Concelho da Marinha Grande”.

O Gabinete Técnico Florestal efetua anualmente a manutenção da rede de pontos de água, com a colaboração dos corpos de Bombeiros, nomeadamente dos pontos do Samouco e do Tremelgo.

No âmbito da vigilância, o Gabinete Técnico Florestal coordena no terreno a atuação de uma brigada de vigilância, constituída por 2 elementos e um Veículo Ligeiro de Combate a Incêndios. No ano de 2021, em 78 dias, foram percorridos 5345km.

No âmbito do controlo e erradicação de agentes bióticos o Gabinete Técnico Florestal tem colaborado na divulgação junto dos produtores e proprietários florestais medidas de controlo do nemátodo, da lagarta do pinheiro e do bóstrico.

O Gabinete Técnico Florestal encontra-se a aplicar e a monitorizar o cumprimento do Regulamento Municipal de Uso do Fogo e Limpeza de Terrenos.