Hoje
Máx C
Mín C

“TRADIÇÕES DE NATAL” ANIMAM MARINHA GRANDE

Img 3798 1 728 2500

O concelho da Marinha Grande recebeu, na passada sexta-feira, 3 de dezembro, o programa de animação de Natal, que decorre até ao dia 9 de janeiro de 2022, com iluminação e atividades culturais para as famílias, em todo o concelho.

A Festa mágica do Natal é celebrada de variadíssimas formas e o Natal, tal como o conhecemos, foi influenciado por tradições de todos os cantos do mundo. Todos os símbolos icónicos de Natal, a árvore de Natal, a Estrela de Natal, as luzes, as meias ou o sapatinho de Natal nas lareiras, o presépio, o azevinho, as coroas de Natal, o calendário do Advento, todas as especialidades gastronómicas de Natal, e muito mais, têm uma história, uma “tradição”, que varia de local para local e de País para País, e por isso a escolha deste tema para assinalar a época natalícia no concelho da Marinha Grande.

O programa de animação pretende englobar todas as atividades que irão decorrer no concelho da Marinha Grande durante a época natalícia, não só nos vários equipamentos e espaços municipais, mas também atividades promovidas pelas várias Associações, que foram convidadas a apresentar propostas a inserir no programa comum de comemorações de Natal no concelho.

O presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; os vereadores Ana Alves Monteiro, João Brito, Ana Laura Baridó e António Fragoso; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa e o presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso, marcaram presença para assinalar o arranque oficial das comemorações.

“Tradições de Natal” é o tema escolhido para o Natal 2021, no concelho da Marinha Grande, cuja inauguração ocorreu ao final da tarde do dia 3 de dezembro, com a ligação da iluminação comemorativa, no Parque da Cerca.

A iluminação e Natal está distribuída por cerca de 50 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca e o Túnel 3D de luz led RGB animado, branco frio, com mudança de cores na animação.

Seguiu-se a inauguração do Presépio de Filipe Ferreira, que está patente no Edifício da Resinagem, e cuja composição foi explicada pelo próprio. Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

No fim-de-semana o Comboio de Natal começou a circular entre o Parque da Cerca e as ruas do centro da cidade, onde dois ajudantes amigos do Pai Natal viajam com crianças e famílias. O espetáculo infantil sobre rodas “O Natal dos Amigos” levou a cantora Duende e dois ajudantes à freguesia da Moita e a São Pedro de Moel.

PROGRAMA NATAL 2021

A programação das atividades foi efetuada em conformidade com as orientações da Direção-Geral da Saúde, nomeadamente, no que se refere às regras de distanciamento físico e uso de proteção individual.

O programa poderá sofrer alterações ou ser cancelado, no todo ou em parte, em função das normas em vigor determinadas pela Direção-Geral da Saúde. A Câmara Municipal reserva-se o direito de suspender de imediato qualquer atividade que possa, de alguma forma, pôr em risco a segurança dos intervenientes e/ou público.

MARINHA GRANDE

Até 9 de janeiro de 2022
Parque da Cerca
Iluminação de Natal na Marinha Grande
Distribuída por cerca de 50 locais do concelho, com a utilização de mais de 670 elementos decorativos, com destaque para a esplêndida Árvore de Natal de 22 metros de altura, com acesso ao seu interior e a grande novidade deste ano, as espetaculares instalações infantis, no Parque da Cerca e o Túnel 3D de luz led RGB animado, branco frio, com mudança de cores na animação.
Org: CMMG

Até 9 de janeiro de 2022
Zona Central da Área de Reabilitação Urbana (Praça Guilherme Stephens - Centro Tradicional)
Pinheiro Vivo de Natal
Percurso pedonal pelas ruas do centro tradicional para visitar a exposição patente no espaço público que resulta da atividade criativa de várias escolas na decoração de Pinheiros Vivos com materiais preferencialmente recicláveis. A iniciativa conta com a participação de escolas, juntas de freguesia e outros agentes locais da comunidade.
Org: Câmara Municipal Marinha Grande

Até 9 de janeiro de 2022
Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro – Edifício da Resinagem
Presépio de Filipe Ferreira
Horário: terça a domingo - das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00
A 7ª Edição do Presépio Tradicional de Filipe Ferreira está patente ao público de 03/12/2021 a 09/01/2022, no Edifício da Resinagem, em pleno Centro Histórico da Marinha Grande.
Com uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus. Para a edição de 2021, contaremos com novas figuras, novos cenários, novas peças em movimento, pois este é um presépio dinâmico, sempre em evolução, sendo já um local de passagem para quem nos visita e gosta de disfrutar desta tradição de Natal.
Org: CMMG

Até 19 de dezembro
Casa de Alpendrada (caixa postal do exterior)
Carta ao Pai Natal - “Para mim o Natal é…”
Recuperando as tradições de Natal, o CLDS 4G lança o desafio às crianças do concelho da Marinha Grande (até aos 12 anos de idade) a deixarem uma carta ao “Pai Natal”, demonstrando com um desenho, um poema, ou uma simples frase o que é para si o Natal. Todas as cartas terão resposta do “Pai Natal”, desde que recebidas na caixa postal que estará colocada no exterior da Casa de Alpendrada (Junto ao Museu Joaquim Correia).
Org.: ADESER II, IPSS – Projeto CLDG Marinha Social

Até 24 de dezembro
Atividade online – instagram e facebook do CLDS 4G Marinha Social e ADESER II
Calendário do Advento
Na sequência do ano de 2020, o CLDS 4G Marinha Social cria o Calendário do Advento digital, partilhando ideias, tradições, cultura com toda a comunidade. Aberto à comunidade marinhense.
Org.: ADESER II, IPSS – Projeto CLDG Marinha Social

11 de dezembro – sábado
14h00 às 20h00 – Sede da Associação Cultural Os Vizinhos
Mercado de Natal
Realização de um pequeno Mercado de Natal na sede da associação, com o objetivo de promover artistas, artesãos e produtores locais, fornecendo alternativas diferentes para as prendas de Natal de toda a família. Conta com a participação de Aromas Artesanais - sabonetes, velas, ambientadores; Ponto - bordados e ponto cruz; Tati alecrim - ilustrações, tshirts e sacos; Macramookie - produtos variados de macramé; Lilah Tattoo - ilustrações e sacos; M.ivone.tututu – bijuteria; Carolina Bernardo - acessórios e bijuteria; Aquino - venda de vinis; Borralhas do Lis - doçarias artesanais; Eco Essencial - produtos ecológicos e biológicos; Xó Carago - cerveja artesanal; Coisas da Capote – bijuteria.
Org: Os Vizinhos – Associação Cultural

11, 12, 18 e 19 de dezembro – sábados e domingos
15h00 às 18h00 – Ponto de partida/chegada - Parque da Cerca
O Comboio de Natal vai estar na Marinha Grande, e nele vão estar dois ajudantes amigos do Pai Natal, prontinhos levar a passear todas as crianças do concelho. Vem divertir-te com eles!
Org: CMMG

12 de dezembro – domingo
15h30 – Zona Central da Área de Reabilitação Urbana (Praça Guilherme Stephens - Centro Tradicional)
Inauguração do Percurso “Pinheiro Vivo de Natal”
Percurso pedonal pelas ruas do centro tradicional para visitar a exposição patente no espaço público que resulta da atividade criativa de várias escolas na decoração de Pinheiros Vivos com materiais preferencialmente recicláveis. A iniciativa conta com a participação de escolas, juntas de freguesia e outros agentes locais da comunidade.
Org: CMMG

14 de dezembro – terça-feira
10h00 às 12h00 – ISDOM
Workshop “Decorações de Natal”
Nesta atividade os participantes terão a oportunidade de produzir elementos decorativos para a sua árvore de Natal, apostando na reutilização de materiais seguindo as orientações da artesã e professora da Projectos de Vida Sénior, Abelcina Henriques.
A inscrição é gratuita, mas limitada a 6 participantes. Para reservas contactar: 918239104 ou enviar email para: pvmg.senior@gmail.com.
Org.: PVMG- Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

15 de dezembro – quarta-feira
15h00 - Auditório do ISDOM
Atividade “Viver e Sentir o Natal”
Atuação da Tuna e do grupo de teatro da Projectos de Vida Sénior no Auditório do ISDOM. As músicas tradicionais irão envolver-nos num ambiente natalício pela voz do Tenor António Alves acompanhado pela Tuna da Projectos de Vida Sénior. De seguida como que por magia seremos transportados para a noite de Natal através da atuação do grupo de teatro da Projectos de Vida Sénior. Contamos com a sua presença! A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva através do 918239104 ou pvmg.senior@gmail.com.
Org.: PVMG- Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

17 de dezembro – sexta
18h30 – Acr Comeira - Teatro à Solta - Associação Cultural
Espetáculo de Natal
Apresentação de um espetáculo de Natal direcionado ao público infantil e população em geral. A intenção é divulgar o trabalho dinamizado pela Teatro à Solta - Associação Cultural, e atrair o público a visitar os espaços culturais abertos à comunidade, como a Acr Comeira.
Org.: Teatro à Solta - Associação Cultural

20h00 – Sede da Associação Tocándar – Oficina da Música
Jantar de Natal da associação
Participação dos jovens envolvidos nas atividades da associação, designadamente nas oficinas, orquestras de percussão e gaitas de fole, com troca de prendas e oferta de prendinha da Associação. Na semana antes do jantar, é montada a árvore de Natal, coletivamente, colocando cada membro presente uma parte da decoração.
Org.: Associação Tocándar

17 a 23 de dezembro – sexta a quinta-feira
Horário: Sex. – 17h00 às 21h30; Sáb. e Dom. - 11h00 às 21h30; Seg. a Qui. - 14h30 às 21h30
A Fábrica das Tradições – Parque da Cerca
Um espaço mágico que pretende suscitar o espírito natalício vivido nesta época, lembrando muitas das tradições de Natal, como: a casa do pai natal, atividades e ateliers tradicionais, com a novidade de um carrocel infantil, uma zona lounge e uma zona gaming para crianças e jovens.

Dentro deste espaço existirá um Mercadinho de Natal, a ser dinamizado pelas Associações de cariz social do concelho, que contará com a presença das habituais tradições gastronómicas desta época festiva, bem como outros produtos relacionados com a quadra natalícia.
Org: CMMG

18 de dezembro – sábado
11h00 - Acr Comeira - Teatro à Solta - Associação Cultural
“A REVIRAVOLTA” - Exercício de Natal dos alunos das Oficinas Teatro à Sol
Os pequenos grandes atores da Oficina Teatro à Solta estão ansiosos por mostrar o resultado do primeiro trimestre de formação: “A Reviravolta” é um espetáculo criado, escrito e apresentado inteiramente pelo grupo e tem porcos, lobos e capuzes vermelhos. Estão todos convidados para conhecer esta história surpreendente com um toque natalício que fará as delícias de miúdos e graúdos.
Org.: Teatro à Solta - Associação Cultural

14h30 às 17h30
“O Rallye do Pai Natal” - Clube Automóvel da Marinha Grande
O Clube Automóvel irá disponibilizar carros de rallye, de pilotos do concelho da Marinha Grande, para estarem presentes, em simultâneo, em algumas sedes de associações do concelho, proporcionando às crianças tirar fotografias com os carros e respetivos pilotos devidamente equipados, e o contacto real com o interior de um carro de rallye.
Org.: Clube Automóvel da Marinha Grande

15h00 – Parque da Cerca
Chegada do Pai Natal e Circo de Natal
Como manda a tradição, o pai natal vai chegar à Marinha Grande, e promete trazer muita magia natalícia, muitos sorrisos, alegria e boa disposição. Para este Natal, ele e os seus Duendes, estão a preparar um espetáculo de Circo de Natal, com muita animação e música de Natal. Um momento mágico a não perder!
Org: CMMG

16h00 - Teatro Stephens – Casa da Cultura
Concerto para bebés “Luzes de Natal”
Solista convidada: Sara Franqueira (cenógrafa e aderecista)
Org: CMMG

16h30 – Junta de Freguesia da Marinha Grande
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

18h00 – Museu Joaquim Correia
Concerto de Natal com Adriana Paraíso e Diogo Santos
Org: CMMG

19 de dezembro – domingo
11h00 - Teatro Stephens – Casa da Cultura
Os Iberzitos vão à Música
Org: Grupo Iberomoldes e Orfeão de Leiria
Apoio: CMMG

14h30 às 16h30 – Sede do Moto Clube da Marinha Grande e Parque da Cerca
Passeio de Pais Natais Motards, com recolha de bens para duas associações do concelho
Percurso de mota pelas ruas do concelho. Partida da sede às 14h30, chegada ao Parque da Cerca pelas 16h30 para distribuição de rebuçados às crianças. O Moto Clube desafia todos os participantes a entregar um contributo para a associação ADSER (O Girassol) e para a associação Mulher Seculo XXI.
Durante todo o mês de dezembro a população poderá deixar na sede do Moto Clube, o seu contributo para as associações em causa.
Org.: Moto Clube da Marinha Grande

20, 22 e 23 de dezembro – segunda, quarta e quinta-feira
10h30 – Associação Crescer e Crer - CAFAP (Centro de apoio familiar e aconselhamento parental)
Ateliês de Natal
Destinados às crianças e jovens beneficiários desta resposta social. Os ateliês são dirigidos a várias faixas etárias e têm a duração de cerca de 2 horas (decorrem no período da tarde). No final das atividades haverá uma prenda para as crianças e jovens.
- Ateliê leitura de um conto - crianças dos 0 aos 5 anos (com um lanche volante);
- Ateliê de culinária (bolachas natalícias) e Workshop de trabalhos manuais - crianças dos 6 aos 10 anos;
- Visualização de um filme (com pipocas) - e Atelier de artes manuais - jovens dos 11 aos 14 anos;
- Visualização de um filme (com pipocas) - jovens dos 15 aos 18 anos.
Org.: Associação Crescer e Crer

22 e 23 de dezembro - quarta e quinta-feira
16h30 - Auditório da Resinagem
Peça de teatro infantil “Toma e Embrulha”, pelo Teatro à Solta - Associação Cultural
Na oficina dos Brinquedos, está quase tudo pronto para receber o Pai Natal e o chefe dos elfos, Sr. Azevinho, certifica-se de que está tudo no lugar: o espaço perfeitamente limpo e arrumado, a árvore perfeitamente enfeitada e um presente muito especial para a grande estrela desta época… só que não! A confusão instala-se e tudo piora quando dois dos elfos se fartam de trabalhar para o Pai-Natal e decidem roubar o embrulho… e agora, conseguirá recuperar-se o presente e salvar o Natal?
Org: CMMG

22, 23, 29 e 30 de dezembro – quartas e quintas-feiras
14h30 – Museu Joaquim Correia
“De mãos dadas com o Natal” - Oficina de Artes para Avós e Netos
Atividade intergeracional para avós e netos durante a pausa escolar do Natal.
Objetivos: educar para a arte, divulgar o património cultural local, partilhar afetos e desenvolver a motricidade fina, a criatividade e a imaginação.
Oficinas para crianças a partir dos 5 anos. Inscrições para máximo de 10 pares (avó/ô + neto/a) em cada dia.
Org: CMMG

08 de janeiro – sábado
15h30 – Jardim Luís de Camões
Concerto de Ano Novo, com Orquestra e Grupo de Cantares com as Janeiras
Org: Junta de Freguesia da Marinha Grande

MOITA,

18 de dezembro – sábado
14h00 – Junta de Freguesia da Moita
Visita de Natal aos Idosos
A Junta de Freguesia promove a visita a 25 idosos acamados, ou sem mobilidade, que estão impedidos de sair das suas residências, com entrega de lembranças de Natal.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

14h30 – Junta de Freguesia da Moita
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

17h30 – Junta de Freguesia da Moita
Entrega de Cabazes
A Junta de Freguesia promove a entrega de cabazes de Natal a famílias carenciadas (famílias já referenciadas).
Org.: Junta de Freguesia da Moita

21 de dezembro – terça-feira
10h30 – Junta de Freguesia da Moita
Visita do Pai Natal às escolas da Moita
O Executivo da Junta de Freguesia desloca-se às escolas - Pré e do 1º Ciclo do Ensino Básico da Moita – acompanhado do “Pai Natal” para entrega de prendas natalícias.
Org.: Junta de Freguesia da Moita

24 de dezembro - sexta-feira
18h00 – Largo da Capela da Moita
Tradicional Tição de Natal
A exemplo de anos anteriores, e como forma de manter uma tradição secular desta época, pretende-se realizar o tradicional Tição de Natal (fogueira) na passagem do dia 24 para o dia 25 de dezembro, no recinto adjacente ao Largo da Capela.
Org.: Jovens da freguesia da Moita

VIEIRA DE LEIRIA E PRAIA DA VIEIRA

8 de dezembro – domingo
11h00 – Largo da República (Vieira de Leiria)
15h00 – Largo dos Pescadores (Praia da Vieira)
Espetáculo Infantil Sobre Rodas – “O Natal dos Amigos”
A cantora Duende, o Pai Natal e o seu ajudante, vão cantar temas bem conhecidos de todos, porque queremos que todos participem, cantem e dancem.
A tudo isto juntamos as Bolas de Sabão de todos os tamanhos e cores, que de repente num gesto de magia, splash... rebentam e levam à diversão todas as crianças - são bolas, bolas e mais bolas pelo ar, disparos de confetes.
Um Espetáculo que promete trazer muita Música e Alegria a todas as Crianças!
Org: CMMG

11,12, 18 e 19 de dezembro – sábados e domingos
10h00 às 21h00 – Átrio da Junta de Freguesia
Mercadinho de Natal
Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

18 de dezembro – sábado
15h30 – Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
Saudação Natalícia às Juntas de Freguesia
Sob o mote: “O espírito natalício abarca a união, a amizade e a partilha”, a Filarmónica Recreativa Amieirinhense irá realizar uma saudação musical, integrada no espírito natalício, junto dos autarcas e da população em geral, em frente a cada uma das sedes das juntas de freguesia pertencentes ao concelho da Marinha Grande.
Org.: Clube Recreativo Amieirinhense

img_3798
img_3814
img_3916
img_3838
img_3854
img_4277
img_4315