REABILITAÇÃO DOS MOLHES DA FOZ DO RIO LIS CONCLUÍDA

Realizou-se hoje, 29 de novembro, uma visita à obra de reforço e reabilitação dos molhes a sul e a norte da Foz do Rio Lis, na Praia da Vieira, organizada pela APA - Agência Portuguesa do Ambiente.

Os responsáveis da empresa que executou a empreitada deram a conhecer o resultado final, ao presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; ao vice-presidente da APA, José Pimenta Machado; ao presidente e ao secretário da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso e Miguel Noraldo; e aos técnicos da APA.

A empreitada representou um investimento assegurado pela APA, de cerca de 1,5 milhões de euros, com o objetivo de aumentar a proteção marítima, minimizando os galgamentos oceânicos.

Pretendeu-se a reabilitação e reforço dos molhes a Sul e Norte da Foz do Rio Lis na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, numa extensão de 1.015,0 metros, repartida pela margem esquerda e direita, a jusante da Ponte das Tercenas até à Foz do rio Lis.

Relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas, a intervenção teve como objetivo a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira.

Com um valor de contrato de aproximadamente 1.472.476, 89€, a intervenção foi assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através do financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR com o código POSEUR-02-1809-FC-000080 “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”.