43º ANIVERSÁRIO DA FILARMÓNICA RECREATIVA AMIEIRINHENSE

A Filarmónica Recreativa Amieirinhense comemorou o seu 43º aniversário, na tarde de sábado, 27 de novembro, na sede do Clube Recreativo Amieirinhense.

O programa integrou o hastear da bandeira da banda, ao som do hino da Filarmónica, seguindo-se a atuação do grupo constituído por cerca de 20 músicos, dirigidos pelo maestro Élio Fróis.

A comemoração contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da presidente da Junta de Freguesia da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da direção, Joel Rodrigues; e de outros convidados e sócios do Clube.

Para o presidente da Câmara, “este é um importante grupo musical para o nosso concelho, porque diversifica a oferta cultural e contribui para a conservação da identidade local. É inquestionável o impacto positivo desta Filarmónica, pelas atividades culturais que organiza e vai disponibilizar à população. É uma importante escola de música, que se vai constituir como o “berço” da formação de muitos do artistas”.

Aurélio Ferreira reconhece também “o papel de educação para as artes, nomeadamente para a música, do Clube Recreativo Amieirinhense, que não se esgota na Filarmónica nem na Orquestra, uma vez que existe formação musical para a infância, a partir dos bebés”.

A Filarmónica Recreativa Amieirinhense foi criada em 1978 e a sua atividade foi suspensa em 1993. A banda foi reativada há 4 meses, mais precisamente no dia 24 de julho de 2021, sob direção do maestro Élio Fróis.

O Clube Recreativo Amieirinhense detinha uma escola de música e, em outubro de 2020, face ao número de interessados inscritos para as aulas de música, surgiu a ideia de reativar a Filarmónica.

Com este novo projeto, renasceu uma nova Filarmónica, constituída por elementos de várias faixas etárias e diferentes áreas de formação profissional e académica, juntando novos alunos e elementos da Orquestra Amieirinhense.