MUNICÍPIO FAZ PARCERIA COM NOVO OLHAR II PARA EQUIPAS DE RUA

O Município da Marinha Grande formalizou uma parceria com a Associação Novo Olhar II, para o apoio à dinamização do Projeto “Santana - Equipas de Rua", cujo protocolo foi assinado na manhã desta segunda-feira, 15 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, entre o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a presidente da Associação, Ana Patrícia Quintanilha, na presença da vereadora da Ação Social, Ana Alves Monteiro.

Trata-se de um processo de candidatura a financiamento público aos projetos que constituem o Programa de Respostas Integradas do território Marinha Grande, promovido pelo Ministério da Saúde, através do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Eixo de Intervenção da Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Esta parceria pretende criar as condições para a Novo Olhar II dinamizar o projeto destinado a apoiar a comunidade local, designadamente através da implementação de respostas de proximidade, em articulação com os parceiros, com estratégias informativas e de sensibilização para a redução de riscos e minimização de danos, por via de estratégias ocupacionais, informativas, de sensibilização, de educação para a saúde e cidadania.

O projeto visa ainda promover a troca/distribuição de material asséptico e acesso a preservativos; realizar encaminhamento para estruturas da comunidade, nomeadamente para serviços da Administração Regional de Saúde do Centro com intervenção nos comportamentos aditivos e nas dependências.

A Associação Novo Olhar II compromete-se a dar continuidade à intervenção na Marinha Grande, contribuindo para a diminuição dos riscos sociais e de saúde pública, assim como os danos associados aos consumos de substâncias psicoativas; dar resposta a situações sinalizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande no nosso âmbito desta intervenção; e prestar colaboração nas iniciativas promovidas pelo Município neste âmbito de intervenção social e de saúde.

A Câmara Municipal da Marinha Grande compromete-se a divulgar e colaborar na promoção do projeto junto da comunidade local; referenciar os cidadãos que se integrem nestas problemáticas à Novo Olhar II; sinalizar situações ou locais problemáticos na Marinha Grande; e prestar apoio à dinamização das atividades realizadas neste âmbito, mediante apreciação prévia das condições necessárias ao mesmo.

O Protocolo de Parceria vigorará pelo período duração do financiamento do Projeto Santana Equipas de Rua, pelo Ministério da Saúde – SICAD.

O Projeto “Santana – Equipas de Rua Marinha Grande” promove a aproximação e o acesso do indivíduo aos serviços de saúde e sociais disponíveis, fornecendo informação sobre alternativas existentes, estabelecendo e promovendo uma articulação concertada de forma a facilitar o relacionamento do indivíduo com estes serviços.

Tem como objetivos reduzir riscos, pessoais e sociais, associados ao uso de drogas; encaminhar as pessoas em situação de risco, motivando-as para tratamento; e prevenir a disseminação de doenças infectocontagiosas.

O Projeto Santana Equipas de Rua da Associação Novo Olhar II existe desde novembro de 2013. Atualmente, intervém junto de cerca de 150 indivíduos com consumo de substâncias psicoativas ilícitas e ilícitas, doença mental (casos de duplo diagnóstico), degradação física e/ou psicológica associado aos consumos, situação económica precária e dependência dos serviços e sistemas de proteção social;

No âmbito da sua missão e dos seus objetivos, o Município da Marinha Grande pretende promover a satisfação das necessidades da comunidade local, designadamente através do apoio a instituições particulares de solidariedade social. Importa, por isso, contribuir para a concretização de respostas sociais dirigidas às necessidades da comunidade, no caso em concreto, à problemática da toxicodependência, doença mental e vulnerabilidade social.