PROTEÇÃO CIVIL REALIZOU O EXERCÍCIO “A TERRA TREME” EM VIEIRA DE LEIRIA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) associou-se ao exercício nacional “A Terra Treme”, com a realização de um simulacro de sismo, que ocorreu às 11h05, desta sexta-feira, dia 5 de novembro, na Escola EB 2 Padre Franklin, em Vieira de Leiria.

A ação contou com a presença do vereador do pelouro da segurança e proteção civil, António Fragoso; da diretora do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa; do coordenador e elementos do SMPC e dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria. Pretendeu-se testar e evacuar as cerca de 150 pessoas da população escolar, capacitando-as de como agir em caso de sismo.

Tal como foi proposto pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, no 9.º Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME, às 11h05 deu-se o alerta da suposta ocorrência de um sismo. Os alunos, docentes e funcionários da escola realizaram os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Depois disso, saíram de forma ordenada dos edifícios, organizando-se no recinto exterior da escola para a normal contagem de pessoas.

Após a realização do exercício, cujo desempenho de toda a comunidade escolar foi exemplar, seguiu-se uma ação de sensibilização sobre o risco sísmico, dirigida aos delegados e sub-delegados de todas as turmas.