“A TERRA TREME” NO DIA 5 DE NOVEMBRO ÀS 11H05

O Serviço Municipal de Proteção Civil apela à colaboração da população do concelho da Marinha Grande para participarem na 9.ª Edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt), no dia 5 de novembro, pelas 11h05.

Trata-se de um exercício a nível nacional, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no âmbito da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.

A iniciativa visa capacitar toda a comunidade de como agir em caso de sismo e alertar para o facto de vivermos numa sociedade de risco, desafiando-a a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR. Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem.

Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco.

Conheça ou relembre os procedimentos que deve adotar antes, durante e depois de um sismo, e organize-se, à sua casa e família em 7 passos essenciais:

1º Passo
IDENTIFIQUE E CORRIJA OS RISCOS DA SUA CASA

2º Passo
ORGANIZE UM PLANO FAMILIAR DE EMERGÊNCIA

3º Passo
PREPARE UM KIT DE EMERGÊNCIA

4º Passo
IDENTIFIQUE E CORRIJA OS PONTOS FRACOS DO SEU EDIFÍCIO

5º Passo
EXECUTE OS 3 GESTOS QUE PROTEGEM: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR

6º Passo
CUIDE DE SI, EM SEGUIDA AJUDE OS OUTROS

7º Passo
ESTEJA ATENTO ÀS INDICAÇÕES DAS AUTORIDADES.

Obtenha mais informações em www.aterratreme.pt.