TEATRO STEPHENS APRESENTOU PEÇA CRIADA A PARTIR DE TEXTO DE VALTER HUGO MÃE

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, foi palco para a apresentação da peça “A Desumanização”, da Companhia Art’Imagem, no passado sábado, 30 de outubro.

A vereadora da cultura da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro, que assistiu ao espetáculo, mostrou-se muito agradada com a experiência admitindo ter sido “transportada até à paisagem da Islândia, fruto da magnífica interpretação da atriz e da música que a acompanhou".

A composição musical para esta produção é da autoria do pianista e compositor marinhense André Barros, também ele presente no Teatro Stephens, para assistir à exibição.

O espetáculo foi concebido a partir de um texto do consagrado escritor português Válter Hugo Mãe, numa dramaturgia de José Pedro Pereira, com direção e encenação de José Leitão, fundador e diretor da companhia Art'Imagem.

De acordo com a sinopse da peça, ”numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”.

A história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade, foi magistralmente interpretada pela atriz Daniela Pêgo.