DISCURSO DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

18 de Outubro de 2021
Casa da Cultura - Teatro Stephens

Senhoras e senhores.
As minha primeiras palavras são de agradecimento.
Agradecer a todas as Entidades Oficiais e outros convidados pela sua presença nesta cerimonia solene de tomada de posse.
É uma manifestação de apreço e reconhecimento por todos os nossos concidadãos que participaram no acto eleitoral de que emanaram os seus representantes eleitos para os órgãos municipais do nosso Concelho, que hoje tomaram posse.
A base da democracia representativa assenta no resultado das escolhas informadas de todos e todos nós, eleitos ou designados, para os órgão oficiais, devemos assim dignificar o exercício das funções autárquicas, para ajudar a combater a abstenção e indiferença na participação de alguns, de modo a reforçar a legitimidade dessas escolhas.
Aos munícipes que aqui em presença ou em outros meios de comunicação áudio visual hoje também nos acompanham e que nos honram com a sua presença, sinal da continuidade da sua cidadania.
Sendo a Assembleia Municipal órgão político municipal de referência na representatividade social, quero também agradecer a todas as forças políticas que se apresentaram a sufrágio no acto eleitoral, e cujos resultados são espelhados na sua constituição.
Estamos hoje a inaugurar um novo mandato autárquico.
Por isso, agora, e na qualidade de Presidente da Assembleia Municipal da Marinha Grande, permitam-me que dirija a primeira palavra ao meu antecessor neste cargo, ao Dr.º Luís Guerra Marques, que com a sua discrição e atitude de diálogo permanente no exercício do cargo de Presidente honrou e dignificou esta Assembleia.
Todos reconhecemos este valioso património que agora herdo do Dr. Luis Guerra Marques, que unanimemente é reconhecido como tendo sido exemplar no seu mandato. Esforçar-me-ei para o honrar, continuar e desenvolver no que se justificar.
E na sua Pessoa, permitam-me que cumprimente e dirija um agradecimento, em nome do Município, à Senhora Presidente de Câmara e todo o Executivo cessante que serviram o Município e o Concelho com inteira dedicação, empenho e sentido de dever e responsabilidade democrática.
Mas, hoje, o nosso olhar e o nosso pensamento estão voltados para o futuro.
E nessa medida saúdo e cumprimento o Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Eng.º Aurélio Ferreira, desejando-lhe muito sucesso no mandato para que foi eleito pelos Marinhenses. Que o seu mandato corresponda às expectativas que nele foram e são depositadas e seja, a bem do desenvolvimento da Marinha Grande, de melhoria da qualidade de vida de todos os Munícipes.
Da Assembleia Municipal terá estou certo, e tudo farei para que assim aconteça, para além da cooperação institucional esperada e indispensável, a proximidade e colaboração nas relações entre os dois órgãos, a bem do desenvolvimento e o benefício de todos os Marinhenses.
Não posso deixar ainda de saudar e cumprimentar os novos e o renovado Presidentes das nossas três freguesias que por inerência, também terão lugar na Assembleia Municipal.
Cristina de Sousa
Álvaro Cardoso
Franklin Ventura
Que a vossa voz seja a dos vossos fregueses, pois são na proximidade, os mais bem posicionados para os representar.
Cumprimento todos os deputados municipais também já empossados, certo de que juntos tudo faremos para ter um mandato que dignifique este Órgão e que nessa medida lhe traga a visibilidade adequada. Para isso, exorto todos os eleitos para esta Assembleia Municipal a que cumpram as suas funções próprias de uma forma empenhada, sempre atentos aos valores da democracia representativa, sendo que, espero, a defesa firme das convicções políticas de cada um, seja temperada pela elevação e pelo respeito mútuo que nos deve orientar em todas as intervenções públicas.
A Assembleia Municipal é uma das casas da democracia e o daí o nosso empenho em que esse desígnio seja mantido.
Por minha parte, a promessa de rigor, de imparcialidade, de isenção e de ponderação na condução dos trabalhos.
Aos Marinhenses a certeza de que, na pessoa do seu Presidente, este órgão é sempre uma porta aberta para acolheras suas preocupações, e terá garantido todo o empenho na procura das soluções adequadas.
A Assembleia Municipal não tem propriamente um programa político, mas pode e deve ter um programa de acção.
A Assembleia Municipal tem obrigação de com o seu contributo, ter participação no debate dos grandes desafios que a Marinha Grande tem de enfrentar e conquistar.
A Assembleia Municipal, tem que estar empenhada em despertar e envolver a comunidade patrocinando ou participando em fóruns, conferencias ou outros eventos sobre temas específicos de especial interesse municipal, mesmo de interesse regional.
Só assim desempenharemos cabalmente a missão que nos é confiada
Renovando agradecimento e votos de sucesso a todos os órgãos agora empossados

Um bem-haja a todos

Aníbal Curto Ribeiro