ESCLARECIMENTO PÚBLICO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

ESCLARECIMENTO PÚBLICO
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

Nos últimos dias, após a CDU e o MPM terem dirigido acusações graves de favorecimento a mim e à minha equipa, tem sido orquestrada uma campanha nas redes sociais e imprensa para fazer os Marinhenses acreditar numa notícia falsa.

Por isso, e porque sempre pautei a minha vida pela transparência, tenho o direito e o dever de esclarecer publicamente esta situação começando por assegurar aos Marinhenses que o empréstimo de curto espaço de tempo do antigo edifício do Turismo aos Laboratórios Virgílio Roldão foi feito a pensar no interesse público de manter a capacidade de testagem à COVID num período em que o número de casos ativos no concelho teve um enorme crescimento.

Esclareço igualmente que este edifício, ao contrário daquilo que o Presidente da Assembleia Municipal veio a público dizer, não era usado pela Assembleia Municipal há vários anos, bem antes da COVID nos atingir, e não o usava porque o edifício tinha alguns sinais de degradação e não dava à Assembleia condições físicas e técnicas de transmissão online das suas sessões, algo desejado pelas forças políticas ali representadas. Como tal, desde fevereiro de 2018 que as reuniões da AM se realizam no Auditório da Resinagem. Este edifício tem estado fechado desde Fevereiro de 2018 sem ter qualquer utilidade pública e a ser vandalizado. Acima de tudo está a saúde no nosso concelho e por isso este edifício foi emprestado por um curto espaço de tempo até que a situação do Covid esteja mais controlada..

Para o laboratório em causa cumprir a sua função de testagem massiva à COVID, função essa que tem claríssimo interesse público, o laboratório tinha montado um drive through na parte de trás do seu edifício e isso estava a importunar os moradores do 1.º andar e rés do chão que tinham janelas para aquele lado e se queixaram à Câmara Municipal. Por outro lado, o aumento exponencial de casos no nosso concelho durante o mês de agosto levou a uma afluência muito grande a esse local de drive through criando constrangimentos de trânsito na avenida Dr. José Henriques Vareda e na Rua das Portas Verdes, o que tornou a operação de testagem perigosa para quem ali circula todos os dias.

Antes desta situação o laboratório em causa tinha usado as tendas que serviram o antigo mercado municipal, igualmente por empréstimo, e ninguém levantou qualquer questão, porque todos perceberam que era uma função essencial e necessária para aumentar a capacidade de testagem no concelho da Marinha Grande. No entanto, houve desentendimentos com moradores da zona das tendas que causaram perturbações no funcionamento do serviço, havendo relatos de insultos a utentes e profissionais.

Por esse motivo, o laboratório propôs-nos usar temporariamente o espaço do edifício em causa, sendo que se ofereceram para fazer os arranjos mínimos para o edifício poder funcionar para este fim.

É prática habitual da Câmara Municipal ceder GRATUITAMENTE auditórios, salas e teatros em todo o concelho para conferências, semanas de formação ou palestras, trate-se de associações sem fins lucrativos ou empresas privadas sediadas no concelho para promoverem atividades de interesse público. A situação em causa enquadra-se neste tipo de cedências de forma a apoiar logisticamente o movimento associativo ou empresarial de forma pontual ou de curta duração, sendo que o critério essencial a cumprir é se tem sede no nosso concelho.

Todos os empréstimos de património municipal que a CMMG faz, têm o objetivo de ajudar a atividade do nosso concelho. Este empréstimo não é excepção.

Como se pode ver na imagem, no mês de agosto chegámos a ser o concelho da zona centro com maior incidência de COVID a 14 dias por 100 mil habitantes.

Cidália Ferreira

Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande