Voto de pesar da Câmara Municipal a Fernanda Pinto

VOTO DE PESAR
MARIA FERNANDA PINTO

É um tempo da cidade e da cidadania; da cidade incrustada na modernidade de um urbanismo que não descura, pelo contrário, respeita o muito de envolvimento ainda rural, é certo que sem o bucolismo da lírica, mas ainda assim encantando-nos nos matizes de uma paisagem que não nos pode fugir.
É desta Marinha Grande que eu gosto! Na diversidade das suas realidades... também das suas virtualidades, no que este conceito engloba de capacidades para ir mais além.
(Maria Fernanda Pinto, Jornal da Marinha Grande, 2005)

A Câmara Municipal da Marinha Grande, reunida extraordinariamente neste dia, tendo tomado conhecimento do falecimento da Professora Fernanda Pinto faz conhecer publicamente o seu profundo e sincero pesar pel0 desaparecimento desta insigne Munícipe que, além de Pedagoga e Educadora de sucessivas gerações, nomeadamente, na Freguesia de Vieira de Leiria, foi ainda a Primeira Mulher eleita para exercer um cargo autárquico no Município, como Vereadora da Câmara Municipal, em 1982.
Maria Fernanda Pinto esteve assim à frente do seu tempo, quando as Mulheres não tinham ainda o devido reconhecimento na Sociedade, nomeadamente na Política, assumindo com coragem uma candidatura em defesa dos ideais de Abril, da Liberdade, da Democracia e igualmente da emancipação das Mulheres e da Igualdade de Género.
A Câmara Municipal associa-se ao luto da sua Família, dos seus amigos e da Freguesia de Vieira de Leiria, convicta de que o seu exemplo perdurará na Memória coletiva de todos e de que o seu ativismo social e político será sempre um exemplo presente, particularmente, naqueles que hoje dão continuidade ao legado daqueles que construíram o Portugal livre e democrático, entre os quais figura a Professora Maria Fernanda Pinto como uma das principais obreiras no nosso Concelho.
A Câmara Municipal, ciente da sua singular relevância política e social na história recente do concelho, aprovará oportunamente a atribuição do nome da Professora Maria Fernanda Pinto a um espaço público, digno e que dignifique a sua Memória, na Freguesia de Vieira de Leiria.
Este voto é aprovado por UNANIMIDADE sendo dirigido à Família e à Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

Marinha Grande, 13 de setembro de 2021.

Cidália Ferreira – Presidente da Câmara
Célia Guerra – Vereadora PS