EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA 'COSMOS 88” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, inaugurou na noite desta sexta-feira, 13 de agosto, a exposição “Cosmos 88”, que apresenta fotografias de Cristiano Justino.

Esta exposição de astrofotografia exibe cerca de uma dezena de trabalhos e é complementada por uma experiência imersiva multimedia, em que os visitantes têm a oportunidade de observar o céu de vários pontos do país e da Europa, captados por Cristiano Justino.

Embarque nesta descoberta, da exploração e da evasão pelo Universo. Reside na mitologia grega a origem de muitas constelações, muitas vezes ligadas aos seus deuses. Frequentemente, os deuses lançavam às estrelas heróis, criaturas e representações de feitos, com o intuito de os imortalizar.

O céu noturno mostra-se magnífico e convidativo, desafiando-nos à reflexão e observação do infinito onde quer que estejamos, a partir dessa janela que é a noite. Este infinito está dividido em 88 constelações e faz-nos olhar para dentro e encontrar respostas, até para perguntas que não ousamos fazer.

Cristiano Justino nasceu em 1980, na Alemanha, tendo sido com 10 anos que adotou Portugal como o seu país. A fotografia trouxe uma luz especial à sua vida em 2012, ano em que realizou a primeira formação em fotografia digital. Depois disso, multiplicaram-se as formações técnicas, artísticas e temáticas; as expedições fotográficas internacionais; os prémios nacionais e os de além fronteiras; e as exposições coletivas. Durante esse trajeto, descobriu a paixão pelas estrelas, passando a depositar a sua energia na astrofotografia. E é nessa paixão que repousa e tranquiliza a mente, fazendo passeios e caçadas noturnas em pontos e momentos estratégicos.

É autor do projeto Magnificent Skies, que visa a sensibilização para a defesa do céu noturno e o direito à luz das estrelas, isto é, que possamos todos ter o céu escuro com muitas estrelas para ver. A poesia é a da natureza, o olhar é o dele.

A exposição “Cosmos 88” pode ser visitada no Museu Joaquim Correia, de 13 de agosto a 23 de outubro de 2021, de quarta a sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30).