50 jovens do País visitam Marinha Grande

Cinquenta estudantes do ensino secundário de todo o País encontram-se a visitar os concelhos da Marinha Grande e Leiria, no âmbito do projeto “Semana da Indústria - Leiria In”, que decorre de 6 a 11 de julho.

Esta iniciativa, realizada pelo segundo ano consecutivo, é organizada pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Fórum Estudante, em parceria com as câmaras municipais de Marinha Grande e Leiria, NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria, ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura e CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes.

Durante esta semana, está a ser realizado um conjunto de atividades em torno da indústria e das suas potencialidades, que abrangem visitas a empresas e indústrias locais e regionais, workshops, oficinas práticas e experiências culturais.

A Semana da Indústria pretende fomentar a consciência cívica dos estudantes sobre a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal e permite despertar vocações para as profissões ligadas a este setor.

Conhecer vidro, moldes e plásticos

Os jovens foram divididos por grupos e, na manhã do dia 7 de julho, visitaram as empresas Gallo Vidro (vidros), Crisal (vidros), KLC (plásticos) e Tecnifreza (moldes) e o CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

À tarde, conheceram o Museu do Vidro, as oficinas de trabalho em vidro e a Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes, terminando com uma passagem no parque aquático Mariparque.

No noite do dia 7 de julho, os jovens reuniram-se no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, para escutar o depoimento do industrial Joaquim Martins, da empresa Famolde, para conhecer o seu percurso empresarial.

No início dessa sessão, o presidente da Câmara Álvaro Pereira deu as boas-vindas aos estudantes, convidando-os a, no futuro, elegerem a Marinha Grande como território para viver e trabalhar. Evidenciou a inovação e evolução da indústria do concelho.

Nos próximos dias, estão programadas mais visitas a empresas da Marinha Grande e Leiria, ao CDRsp - Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, momentos culturais e desportivos.