CRIATIV(A)RTE INVADE JARDIM BAMBI COM ANIMAÇÃO E MAGIA

O Jardim Bambi, em São Pedro de Moel, recebe nos dias 14 e 15 de agosto, mais uma edição da Criativ(a)rte, que consiste numa feira de artes, animação de rua, espetáculos musicais, atividades desportivas e infantis, organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande.

Este ano, e tendo em conta a evolução do Plano de Desconfinamento e respetivas restrições ainda em vigor no combate à COVID-19, a Câmara Municipal decidiu não realizar a Criativarte nos moldes habituais, pelo que o programa apresentado conta com atividades que sigam as regras e orientações da DGS em vigor, não fomentando ajuntamento e promovendo a circulação pelo espaço e o devido distanciamento entre pessoas.

O programa da Criativ(a)rte é o seguinte:

Jardim do Bambi

Todas as atividades são participação gratuita.

14 de agosto . sábado

Artesanato no Jardim
Mini-feira dedicada às artes, com a presença de alguns artesãos do concelho, cujo objetivo principal é a partilha de saberes, usos e costumes, proporcionando assim o encontro de pessoas, através das artes e da cultura e, simultaneamente, apoiar o comércio local e os artesãos que devido à Pandemia, não têm tido oportunidade de mostrar os seus trabalhos.

Mostra de Estátuas Vivas
Exibição de Estátuas Vivas onde o público pode apreciar e desfrutar de verdadeiras obras de arte, encarnadas por artistas que retratam personagens reais ou fictícias, momentos da nossa história e cultura, ou outros. Todas as estátuas “ganham vida” durante alguns momentos, demonstrando a incrível capacidade de representação de cada um dos artistas envolvidos, bem como a plasticidade e caracterização por trás de cada uma das estátuas apresentadas.

Equipamento de diversão infantil “Box dancer”
O desafio é aguentar em cima do “prato” do Box Dancer, para que a música não pare. Mas para alguns, a queda será inevitável, e aí irão experimentar o macio insuflável que os irá amparar em plena segurança.

14h30 | 16h30 | 18h30
Magia de Rua com os mágicos Francisco Ribeiro, Andrély e Rafael Titonelly
Prepare-se para ser surpreendido enquanto passeia pela rua. Este é um espetáculo ao ar livre, onde os artistas apresentarão rotinas originais, especificamente criadas para este contexto. Serão atuações interativas, onde a magia e a boa disposição irão fazê-lo sonhar e acreditar no impossível.

15h30 – Ateliês e Workshops de Magia
Direcionados para crianças até aos 6 anos de idade. Realizadas em espaço delimitado, com nº máximo de participantes, necessário a presença de um adulto/responsável por criança.

15h30 e 17h00 - Animação de rua com a performance dos "Abstratos"
Uma performance sui generis que apresenta animação em andas, malabarismos e equilibrismo por artistas elegantemente caracterizados ao estilo “azulejo Português”, criando um espetáculo visual e de animação extraordinário.

17h30 e 18h30 - Animação musical itinerante com a banda Camisas Negras
Uma das bandas mais enérgica do momento. A melhor bandinha de animação portuguesa a tocar do popular ao funk, do pimba ao rock, do kuduro aos temas de leste.

15 de agosto . domingo

Artesanato no Jardim

Mostra de Estátuas Vivas

Equipamento de diversão infantil "ShootingSkill" e “Bowling”
O objetivo do primeiro é acertar nas circunferências do insuflável e, se possível, nas que valem mais pontos. No segundo, todos sabem como é, usar a bola, e derrubar o maior número de pinos possível.

14h30 e 16h00 - Animação de rua com os “GentleMen Flower”
Dois cavalheiros dos anos 20 que se deslocam em bicicletas de circo estilo Vintage e fazem acrobacias, criando momentos de muito suspense. Acompanhados com música, vão circulando pelo espaço a surpreender o público com a sua delicadeza e postura de gentlemen.

15h30 e 17h30 - Animação musical itinerante com a banda Xaral´s Dixie
Os Xaral’s Dixie apresentam-se com uma formação de nove elementos e tem como objetivo transmitir ao público os sentimentos que o estilo Dixie proporciona: uma alegria desconcertante, sustentada num fraseado melódico, definitivamente bem-disposto e com a liberdade de um improviso divergente.

16h30 – Ateliês e Workshops de Magia
Direcionados para crianças maiores de 6 anos de idade. Realizadas em espaço delimitado, com nº máximo de participantes, necessário a presença de um adulto/responsável por criança.

17h30 – Espetáculo de Magia Infantil e Contador de Histórias com o mágico Rui Ramos
Realizado em espaço delimitado e sujeito à lotação do mesmo.

19h00 – Espetáculo de Teatro “Dr. White e Prof. Pi”
"O Dr. White é um cientista genial que explora o mundo das bolas de sabão de forma divertida, científica e pedagógica. Apoiado pelo trapalhão Professor Pi e apetrechado de ingredientes surpreendentes, o Dr. White propõe-se a criar em laboratório o "maior arco-íris do mundo". Esta experiência traduz-se numa viagem alucinante pelas bolas de sabão gigantes, onde a comédia e a surpresa são resultado da permanente interação com o público."

A participação nas atividades é gratuita, mas sujeita ao cumprimento das regras de segurança e higiene impostas pela Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, desinfeção de mãos e o respeito pelas orientações prestadas pelos responsáveis de cada atividade.

Organização: CMMG
Apoio: Bambi Café
As atividades de magia são dinamizadas no âmbito da Candidatura da Região de Leiria Rede Cultural, pela Escola de Magia do Porto.

FAÇA O DOWNLOAD DO PROGRAMA DA CRIATIV(A)RTE