SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA EDUCAÇÃO NA MARINHA GRANDE

APRESENTAÇÃO DO MAPIE - Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar

O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, esteve na manhã desta sexta-feira, 23 de julho, na Escola Secundária Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, para apresentar o MAPIE - Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar.

João Costa recordou o "quão importante é centrarmos a nossa ação naquilo que verdadeiramente interessa: agir precocemente, para avaliar os alunos" e "agir ao primeiro sinal de dificuldade". O Secretário de Estado admitiu que esta plataforma permite "encontrar ações dirigidas a cada aluno e trabalhar em rede com várias escolas e instituições e, sobretudo, acreditar que nenhum destes indicadores detetados são uma fatalidade". Esta é "uma nova forma de reinventar a educação".

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, manifesta grande satisfação com a plataforma apresentada hoje "por permitir uma análise rigorosa, objetiva e bastante completa do sucesso escolar dos alunos, rastreando os possíveis fatores de riscos de cada aluno, nomeadamente os que não são percetíveis e visíveis pelos professores e educadores". A presidente acrescenta que "este será mais um instrumento de avaliação dos alunos e que permite uma escola ainda mais inclusiva".

O MAPIE sucede a SAPIE – Sistema de Alerta Precoce do Insucesso Escolar, projeto da associação Tempos Brilhantes desenvolvido com investigadores da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e implementado em 2018.

O MAPIE é um serviço tecnológico focado na prevenção do risco de insucesso e abandono escolar precoce. Monitoriza o percurso de todos os alunos ao longo do ano letivo e sinaliza precocemente os perfis de risco através de alertas.

Trata-se de uma ferramenta que define perfis de risco muito rigorosos, com indicadores de saúde e dados sociodemográficos ao algoritmo, combinando assiduidade, comportamento e aproveitamento. Permite melhorar as aprendizagens dos alunos e quantifica os fatores de risco de cada aluno, possibilitando a sua integração, inclusão e apoio.

mapie_1
mapie_3