Hoje
Máx C
Mín C

COMEMORAÇÕES DO 101.º ANIVERSÁRIO DO MESTRE JOAQUIM CORREIA

Mjc 101 aniversario 01 1 728 2500

A Câmara Municipal da Marinha Grande assinala o 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia, com iniciativas que decorrem no Museu Joaquim Correia, localizado no Largo 5 de Outubro, no próximo sábado, 24 de julho, cuja participação é gratuita.

O Museu Joaquim Correia consagra a obra de um dos maiores expoentes no campo da criação artística do concelho da Marinha Grande, o Professor Escultor Joaquim Correia. O acervo do Museu é constituído por várias coleções de obras de arte e por estudos, criados pelo escultor. Constam bustos, estátuas em bronze e gesso com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas.

Joaquim Correia nasceu na Marinha Grande, a 26 de julho de 1920, neto e filho de uma família de Mestres Vidreiros. Depois de ter realizado os estudos primários na sua terra natal, continuou os estudos secundários em Leiria.

Em 1940 foi admitido e frequentou o 1.º ano do curso superior de escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo concluído os restantes anos do curso na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde foi discípulo do Prof. Escultor José Simões de Almeida.

Foi sócio efetivo da Sociedade Nacional de Belas Artes da Associação dos Arqueólogos Portugueses e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Presidiu à comissão instaladora do Museu Nacional do Vidro e Comendador da Ordem Militar de Santiago de espada e "Des Arts et Lettres" de França. Foi autor de numerosas estátuas, baixo-relevos e medalhas que figuram em lugares públicos e privados em Portugal e no estrangeiro. A sua obra está representada em vários museus nacionais e em várias coleções nacionais e estrangeiras.

Joaquim Correia faleceu a 6 de fevereiro de 2013, aos 92 anos.

O programa das comemorações do 101.º aniversário do Mestre Joaquim Correia é o seguinte:

21 a 24 de julho de 2021
Entradas gratuitas no Museu Joaquim Correia

24 de julho de 2021 . sábado
11h00 e às 15h00 . Visitas guiadas ao Museu, para um grupo limitado de visitantes e sujeitas a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

18h00 . Concerto de aniversário pela Orquestra Juvenil da Marinha Grande
Lugares limitados sujeitos a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

O Museu Joaquim Correia pode ser visitado de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).