MUSEU DO VIDRO APRESENTA-SE EM ALDEIA

O Museu do Vidro, da Marinha Grande, vai apresentar uma obra de arte contemporânea na aldeia de Fetelaria, no concelho de Sobral de Monte Agraço, no dia 13 de julho, no âmbito do projeto “Museu na Aldeia”.

A Câmara Municipal da Marina Grande vai dar a conhecer a obra "A Praga", de Alberto Vieira, pertencente à coleção de arte contemporânea em vidro do Museu do Vidro.

O “Museu na Aldeia” é um projeto de intervenção artística e social que interliga museus e comunidades por meio das artes, oferecendo uma programação cultural a públicos que não têm, normalmente, possibilidade de usufruir desta.

O projeto é direcionado a idosos ainda autónomos, com mais de 65 anos, dos 26 municípios integrados na Rede Cultura 2027, que vivem em ambientes rurais isolados e demograficamente mais reduzidos, com difícil acesso aos equipamentos culturais.

Através de um programa artístico e cultural diferenciador, a equipa SAMP, em articulação com profissionais dos respetivos 13 Museus envolvidos, levam peças de coleções às diferentes aldeias para serem reinterpretadas pelos idosos residentes (O Museu vai à Aldeia). As suas memórias e vivências são valorizadas, enquanto lugar de partilha, e ganham significado através de uma criação colaborativa, que será posteriormente apresentada nos museus pelos participantes comunitários (A Aldeia vai ao Museu).