Hoje
Máx C
Mín C

GALERIA TONY VITORINO APRESENTA ARTE CONTEMPORÂNEA QUE RECICLA LIXO ELETRÓNICO

Img 8456 1 728 2500

A Galeria Municipal Tony Vitorino, situada no primeiro andar do Cine-Teatro Actor Álvaro, no Largo da República, em Vieira de Leiria, tem patente a exposição “IV Revolução Industrial”, da autoria de Aquilino Ferreira, até ao dia 30 de agosto.

A exposição é organizada numa parceria da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria.

A exposição foi inaugurada no dia 13 de junho, tendo contado com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; da vereadora da cultura, Célia Guerra; do presidente da Assembleia de Freguesia de Vieira de Leiria, Rui Rodrigues; do artista Aquilino Ferreira; e de vários outros convidados.

A exposição apresenta cerca de 40 obras de pintura e escultura, em que o artista usa o lixo eletrónico que vai reciclando. Numa técnica mista, cria autênticas obras de arte em tela, num tema muito atual, a “IV Revolução Industrial”, representando algumas das personagens mais relevantes na mudança de mentalidades e onde o coração e a mente de Aquilino surgem sobre a mescla das cores.

Aquilino Ferreira nasceu em Vieira de Leiria. Estendeu-se além fronteiras, “desbravando longos caminhos, cortando nas ondas dos mares qual caravela destemida, à procura de novos rumos, dando-se a conhecer por outras terras deste grandioso mundo pintado e colorido como uma aguarela. Mas acaba por regressar para ficar, pois é aqui o seu porto de abrigo”.

O artista “recolhe das suas origens as bases da sua formação pessoal e artística, pois elas estão implícitas. É inato o seu dom pela arte. Da sua relação com o teatro, rádio e cinema ficam as regras da harmonia que predominam nas suas obras”.

Aquilino “é versátil em várias áreas dominando técnicas e desafiando fronteiras inalcançáveis. Dono de um currículo invejável iniciado em França nos anos 80. É aí que inicia a sua carreira artística expondo a sua arte num patamar já muito elevado.

Foi convidado a realizar três painéis de azulejos para A Gare de Disney Land (Paris), onde de seguida, realioua a sua primeira exposição de arte. Expôs em Chambre Syndicale dês Céramiste et Atelier d’Art de France, antes de ter concluído Formação nas áreas da Pintura, da Cerâmica, da Gráfica, do Design e Publicidade.” Atualmente, usa lixo eletrónico que vai reciclando para lhe dar uma nova oportunidade.

A exposição “IV Revolução Industrial” pode ser vista até 30 de agosto, de sexta-feira a domingo, das 16h00 às 22h00. Para os restantes dias, é necessário marcação de visita, através do email galeriatonyvitorino@gmail.com ou telemóvel 915128409. A entrada é gratuita.

img_8447
img_8444
img_8441
img_8433
img_8425
img_8401
img_8399