Judocas competem na preservação do ambiente

O desafio de criar uma ação que unisse duas efemérides de elevada importância ( Dia Mundial da Criança e Dia Mundial do Ambiente) juntou aproximadamente 85 participantes numa ação concertada entre os alunos e as famílias do Judo Clube da Marinha Grande.

Depois de percorrer 9 km num percurso pedestre que uniu Pedreanes à Praia Velha, os participantes com enorme entusiasmo efetuaram a limpeza de resíduos do extenso areal. A este grupo, juntaram-se os atletas de elevado potencial desportivo, que efetuaram um treino de corrida percorrendo os aceiros e arrifes do Pinhal do Rei.

Foi com enorme sentido cívico e de comprometimento com as questões ambientais, incorporando valores de cidadania ativa e com o envolvimento de todos que se efetuou a recolha aproximadamente de 130 kg de resíduos.

A iniciativa permitiu ao Judo Clube da Marinha Grande integrar a ação da Federação Internacional de Judo “IJ Climate Challenge” que tem como filosofia a coresponsabilização ambiental dos judocas e famílias. O JCMG obteve um cartão verde da FIJ, que certifica validada o comprometimento do clube nas questões relativas à preservação do planeta.

Seguidamente o Dr. Márcio Serrano, da Direção do JCMG , proferiu algumas palavras de sensibilização da dimensão ambiental . reforçando a necessidade das famílias se tornarem agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente, enaltecendo a participação de todos e a ação que o Judo Clube da Marinha Grande desenvolve nestas iniciativas

A ação terminou com um piquenique no Canto de Ribeiro, havendo lugar para ainda "cantar" os parabéns ao JCMG num bolo que juntava o Dia Mundial da Criança, Dia Mundial do Ambiente e o Código Moral do Judo.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e do Instituto Português da Juventude.

Remetemos link do video da ação, https://www.youtube.com/watch?v=pCFv1B1Etww

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande