NOVA PISCINA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE

Estudo prévio elaborado e aprovado

O estudo prévio do projeto de arquitetura e especialidades para a nova Piscina Municipal da Marinha Grande, que prevê a construção deste Complexo, foi aprovado no dia 24 de maio, pela Câmara Municipal.

A presidente Cidália Ferreira congratula-se com a aprovação da proposta do estudo prévio e salienta que “esta é uma infraestrutura imperiosa para a cidade, há muitos anos ambicionada, destinada à prática de atividades aquáticas nas vertentes da aprendizagem da natação, das atividades desportivas e da prestação de serviços desportivos e de lazer”. Outro fator destacado pela presidente “é a escolha de materiais tão nobres e identitários da Marinha Grande, como o vidro e a madeira, para a construção do edifício”.

O Complexo de Piscinas será construído na Avenida Dr. José Henriques Vareda, na Zona Desportiva da Marinha Grande, numa área de terreno de 6200 m2. Pretende-se um edifício de grande dignidade, tirando partido do enquadramento arquitetónico e urbanístico proporcionado pela proximidade às infraestruturas desportivas existentes, nomeadamente o Estádio Municipal, o Núcleo de Ténis e o Campo de Treino Relvado.

O estudo prévio aponta para que a solução a realizar seja sustentada no conceito de um profundo carácter simbólico que teve como ponto de partida o vidro e o recurso à utilização da madeira em diversos elementos arquitetónicos do equipamento, que busca inspiração na imagética do Pinhal do Rei, representando uma íntima relação entre os lugares, os recursos naturais do concelho e a sustentabilidade da intervenção proposta.

Com um tanque desportivo com 25m × 21m (com a inclusão de duas pistas com 50m) e profundidades variando desde 1,40m a 1,60m; um tanque de aprendizagem e hidroginástica, de menores dimensões, com 20m por 10m e profundidades variando desde 1m a 1,30m, a nova Piscina Municipal da Marinha Grande permitirá, de forma mais abrangente, desenvolver para além da competição, atividades na área do ensino da natação para crianças, jovens e idosos, bem como para deficientes. As profundidades dos tanques são as tecnicamente adequadas para os fins a que se destinam.

A piscina de maiores dimensões está vocacionada essencialmente para a natação de treino, pré-competição e competição, ficando o outro tanque mais vocacionado para a aprendizagem a adaptação ao meio aquático, natação recreativa, aeróbica e ginástica etc. Este tanque servirá e complementará a piscina de maiores dimensões em várias vertentes designadamente para a “recuperação ativa” aquando das competições.