Câmara oferece fichas de trabalho aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai fornecer de forma gratuita as fichas de trabalho a todos os alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico público, pertencentes aos três agrupamentos de escolas do concelho, com vista a garantir o desenvolvimento dos projetos educativos e promoção do sucesso escolar, no ano letivo de 2021/2022.

No próximo ano letivo pretende-se alargar esta medida também a todos os alunos do 3º ciclo do ensino básico, já que no passado ano letivo o Município já tinha oferecido as fichas de trabalho a todos os alunos dos 1º e 2º ciclos do concelho.

Este material é um encargo anual diretamente suportado pelas famílias e pelos respetivos encarregados de educação, havendo, por isso, a necessidade de suprir essa lacuna na prossecução do ensino universal e gratuito, aos alunos do concelho da Marinha Grande, permitindo com isso a igualdade de oportunidade de acesso e sucesso escolar.

No atual contexto da pandemia da Covid-19 e dos impactos de diversa natureza, que todas as medidas de contenção e de combate à propagação da doença já causaram, e ainda estão a causar, nas economias dos agregados familiares dos alunos, justificam-se, medidas excecionais que ajudem as famílias a ultrapassar estes impactos, sem prejuízo para o sucesso escolar das crianças e jovens, podendo esta ser considerada, pela autarquia, como mais uma medida de apoio nesse âmbito.

Recorde-se que o Município da Marinha Grande iniciou a distribuição gratuita dos manuais escolares e fichas de trabalho aos alunos do 1º ciclo do ensino básico púbico, no ano letivo de 2010/2011. Há mais de de 10 anos que esta medida se encontra em prática no concelho, com o objetivo de apoiar as famílias e promover o sucesso escolar dos alunos.

Complementarmente, o Governo, iniciou a política de gratuitidade dos manuais escolares aos alunos do 1º ano do 1º ciclo no ano letivo de 2016/2017, como experiência piloto, tendo prossecução no ano letivo seguinte, a todos os alunos do 1º ciclo, alargando-se posteriormente essa medida aos restantes níveis de ensino da escolaridade obrigatória, designadamente, 2º, 3º ciclo do ensino básico e secundário.

Fora destas medidas tinha ficado o material didático nomeadamente os livros de fichas, que apesar de não ser obrigatório, é considerado fundamental para garantir o ensino, a aprendizagem e o sucesso educativo e, com a sua utilização diária, garantir a preservação dos manuais escolares, que são adotados em regra pelo período de quatro anos.