Construção de equipamento de apoio (restauração) ao Património Stephens e Parque da Cerca

A Câmara Municipal da Marinha Grande iniciou a requalificação da zona entre a Biblioteca Municipal e o estacionamento do parque da cerca, enquadrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), um investimento superior a 800 mil euros.

A empreitada foi adjudicada pelo valor de 826.199,38 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, e prazo de execução de 240 dias.

O programa definido para a dinamização do conjunto dos edifícios culturais do património Stephens pretende concretizar o desafio lançado nas conclusões do estudo dos achados arqueológicos - a requalificação integral do espaço tardoz da biblioteca.

Prevê-se um moderno espaço de restauração, como função base, podendo desenvolver e acolher de forma articulada atividades culturais complementares à Casa da Cultura, Museu do Vidro entre outros.

O acesso ao espaço do restaurante aproveita os vãos existentes nos cunhais salientes da fachada original. Era por estes vãos, um dos quais já se encontra demolido, que se processaria a entrada no edifício, e que replicaremos através de dois pórticos com a geometria dos vãos que se lhes sobrepõem.

Deste modo o restaurante transmuta-se num percurso quase museológico sobre as pré-existências da envolvente oitocentista.

Nos registos da planta da fábrica de 1896, subsiste a ideia de que neste espaço funcionaram os primeiros fornos de vidraça na Marinha Grande.

Assim, o projeto em construção procurou respeitar a imagem inicial da construção dos Stephens.

Esta é uma obra financiada pelo Centro 2020.