Dia do Trabalhador celebrado na Marinha Grande com música e poesia

O Dia Internacional do Trabalhador foi celebrado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, este sábado, 1 de maio de 2021, no Mercado Municipal, através da atuação do momento poético musical “Anda ver, Maio nasceu”, com Hélder Rodrigues e Carlos Vicente, e com uma arruada com elementos dos Tocándar.

Esta iniciativa da Câmara Municipal pretendeu recordar um acontecimento marcante na história da Marinha Grande e do País, em nome da liberdade e justiça social. A melhor forma de homenagear os homens e mulheres que se bateram por um país livre e democrático, foi dar voz a poetas e artistas que presentearam vendedores do mercado e clientes com o seu talento e palavras de liberdade.

No mercado de levante, músicos dos Tocándar tocaram para os presentes. No interior do Mercado Municipal, Hélder Rodrigues, também conhecido por Helder Morrison, disse poesia alusiva à efeméride e ao 24 de Abril de 1974, enquanto Carlos Vicente foi entoando várias melodias em guitarra.

Este espetáculo representou uma viagem pelas palavras, poemas e sons da Liberdade, as palavras de mãos dadas com a música. Os poemas de Ary dos Santos e as palavras de Natália Correia, as palavras de Maria Velho da Costa e os poemas de Manuel Alegre, musicados e declamados, entre outros autores, sempre com a Liberdade como pano de fundo.

O Dia Internacional do Trabalhador é assinalado em todo o mundo para recordar o facto de, no dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores terem-se manifestado pacificamente nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, pela redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia dispersou os manifestantes, ferindo e matando algumas dezenas de operários. Nos dias seguintes, os trabalhadores voltaram a sair às ruas, reivindicando melhores condições laborais.

Neste dia 1 de maio de 2021, o Dia do Trabalhador foi emotivamente celebrado, num local que privilegia os produtores da região.