COMUNICADO - ADIAMENTO DAS FESTAS DA CIDADE PARA 2022

As Festas da Cidade da Marinha Grande são o evento cultural mais marcante do concelho da Marinha Grande que tem registado um acréscimo de visitantes, contando já com milhares de pessoas que nos visitam nesta altura.

No ano de 2020, e devido à incerteza criada com a disseminação da Covid-19 e as restrições colocadas nos termos da lei, que determinaram a proibição de realização de grandes eventos até 30 de setembro, o evento foi cancelado, tendo sido opção contratar os artistas e adiar as suas atuações para 2021.

Infelizmente, o ano de 2021 está a ser mais um ano de suspensão de eventos. Já foram canceladas as edições deste ano do NOS Primavera Sound, do Rock in Rio - Lisboa, do Festival do Crato, Marchas Populares de Lisboa e mais recentemente do EDP Cool Jazz, bem como aqui mais perto, a Feira de Leiria.

Segundo o Decreto-Lei n.o 3-A/2021, de 14 de janeiro, que regulamenta o estado de emergência, neste momento, não é permitida a realização de festivais e espetáculos de natureza análoga.

De acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.o 19/2021, de 13/03, que “Estabelece uma estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19”, e caso não haja retrocessos, os grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação vão ser permitidos a partir de 3 de maio. Mas surgem várias dúvidas, incluindo quais as regras sanitárias para que esses eventos possam ocorrer, que cumpre ao governo e à Direção-Geral da Saúde indicarem e que até à data não há qualquer informação.

Ao longo destes últimos meses estudámos vários cenários e discutimos em grupos de trabalho, diferentes medidas que permitissem
concretizar as Festas da Cidade.

Como habitualmente, seria um grande evento de música, expressões culturais variadas, diversões, artesanato, gastronomia, atividades económicas e um forte apoio ao Movimento Associativo Marinhense.

Um evento que contaria com dezenas de milhares de pessoas a acorrer ao Parque da Cerca, ao longo dos vários dias de realização do evento.

Porém, chegada a data limite para iniciarmos a preparação do evento, encontramo-nos ainda em estado de emergência e sem garantias de que, em junho, estejam reunidas as condições para concretizar o mesmo.

A prevenção do contágio da COVID-19 e a contenção da pandemia entre a população da Marinha Grande, continua a ser uma prioridade da Câmara Municipal, em todas as suas iniciativas.

Depois de já terem sido canceladas as Festas da Cidade em 2020, resta-nos garantir que faremos tudo para que, quando for possível fazer regressar este tipo de eventos, estejam asseguradas as condições indispensáveis em matéria de saúde pública.

Nesse sentido e tendo em conta as incertezas que neste momento rodeiam os grandes espetáculos e que inviabilizam trabalhar com normalidade a preparação do evento, e porque entendemos que o compromisso com a saúde e segurança dos nossos munícipes, visitantes, artistas, Associações e colaboradores é e será sempre a nossa prioridade, entendemos que não estão reunidas as condições para realizar o evento adiando o mesmo para 2022.

13 de abril de 2021