18 JAN 1934 - Mensagem da Presidente da Câmara Municipal

18 JAN 1934
Mensagem da Presidente da Câmara Municipal
Cidália Ferreira

"Comemoramos hoje o 87º aniversário da revolução do 18 de Janeiro que mobilizou operários de todo o país, tendo na Marinha Grande a sua mais forte expressão.

O período difícil que atravessamos, no centro de uma epidemia que todos os dias mata dezenas de concidadãos nossos, não nos permite comemorar publicamente esta data. O dever de todos nós é de cumprir o confinamento. Mas esta data nunca será esquecida pois isso o devemos àqueles que souberam lutar pela defesa dos direitos e pela democracia. Souberam antecipar em 40 anos 25 de Abril de 1974.

Em 1933, um ano antes do 18 de janeiro de 1934, António de Oliveira Salazar, Presidente do Conselho de Ministros, fizera aprovar uma nova Constituição que lhe atribuía poderes absolutos sobre o país e os Cidadãos, o Estado Novo.

Foram os Operários os primeiros a sofrer as consequências das novas políticas que, à fome e à miséria somaram a perseguição política, a censura e a violência sobre quem não fosse apoiante do Regime.

84 anos depois Portugal está novamente em risco, sob a ameaça de novos movimentos políticos populistas e fascistas que querem impor outra Constituição, que seja castradora das Liberdades individuais e dos Direitos Sociais, pelos quais tantas e tantos portugueses lutaram nestes mais de 80 anos.

Mas temos hoje nas nossas mãos uma arma invencível e que não podemos deixar de usar para defender o Estado de Direito e os Direitos de todos os Cidadãos: o nosso Voto.

Por isso, neste 18 de Janeiro deixo um forte apelo ao Voto no próximo domingo para escolher o próximo Presidente da República, o Presidente de todos Portugueses, o Presidente que seja o 1º defensor das Liberdades, das Garantias e dos Direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa.
A melhor forma de honrar o 18 de janeiro de 1934 e todos os seus obreiros é precisamente assumirmos o nosso compromisso pessoal e coletivo pela defesa de uma Sociedade mais justa, mais solidária e mais próspera para todos.

Viva o 18 de Janeiro.
Viva a Marinha Grande."