Três Judocas Marinhenses Graduados para 1º DAN

A graduação evidencia o acumular de conhecimentos que o judoca vai progressivamente apropriando-se ao longo da sua educação e formação desportiva. Associar o código moral do judo à mestria na execução das técnicas são requisitos fundamentais nas graduações, potenciando os valores inerentes ao Espírito e ao Corpo – Shin-Ghi-Tai (Espírito, Técnica e Eficácia). Ser graduado simboliza uma responsabilidade acrescida num novo ciclo de aprendizagem, uma vontade continua em aprender e em partilhar conhecimento e valores.

Neste âmbito, os jovens Judocas do Judo Clube da Marinha Grande, André Ferreira, João Martins e Ricardo Roque, propuseram-se a exame de 1º DAN (cinto negro) no passado dia 30 de dezembro, após verem reunidas as condições que o Mestre António Saraiva considera de excelência para a realização deste exame de natureza associativa.

Avaliados pela Comissão Associativa de Graduações composta pelo Mestre António Saraiva, Elísio Reis e Jorge Lopes, os jovens efetuaram com elevado nível de proficiência a prova de KATAS - Nage no Kata, as técnicas de base do Gokyo, respondendo a questões referentes à história da Associação Distrital de Judo de Leiria.

A Direção do Clube Marinhense felicitou os judocas, famílias e treinadores pela capacidade de resiliência, de empenho e de comprometimento nesta tão importante graduação, reafirmando que apesar do contexto pandémico em que vivemos o clube continua a ser uma escola de educação desportiva e cívica de excelência.

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande