Hoje
Máx C
Mín C

PRESÉPIO TRADICIONAL COM MAIS DE 1000 FIGURAS NA MARINHA GRANDE

Img 3968 1 728 2500

Abriu ao público este sábado, 28 de novembro de 2020, o Presépio Tradicional de Filipe Ferreira, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem.

O Presépio tem uma área de cerca de 50 metros quadrados, composto por mais de um milhar de peças, onde se incluem inúmeras peças e acessórios criados pelo autor, compondo uma verdadeira aldeia em miniatura, mantendo sempre no centro da representação a essência desta data, o Nascimento de Jesus.

Outra característica deste Presépio Tradicional único é a representação de muitos usos, costumes e tradições portuguesas. Para além da cabana com a representação do Nascimento de Jesus, podem encontrar desde um mercado com inúmeras barraquinhas; uma tasca; ofícios como o ferreiro e o carpinteiro; uma área reservada aos trabalhos rurais, com os lavores no campo e o lavrador com o seu arado em movimento; a vindima e a pisa das uvas; os currais dos animais com as galinhas a picar o milho; rebanhos de ovelhas; uma área dedicada às festas e romarias, onde para além da Igreja não faltarão os jogos tradicionais, com o homem a subir o pau do sebo, ou o rancho a dançar e a procissão, os homens a jogar às cartas, estes últimos em movimento.

Existem ainda moinhos, um poço com a nora e o burro a rodar para tirar a água, um oleiro a moldar o barro, um parque infantil, um lago com patos e até os guardas no castelo, também em movimento. A água também marca presença com cascatas e várias fontes de água. Não falta também, o já habitual comboio em movimento sobre as suas linhas que encanta sempre miúdos e graúdos, com uma estação onde pára, para entrada e saída dos passageiros.
Para a edição de 2020 foram elaboradas novas peças, entre elas destacam-se a banca de frutas e legumes, com a vendedora em movimento e os lenhadores a serrar lenha, e diversas melhorias e aperfeiçoamentos noutras peças.
Não deixe de visitar este Presépio singular da nossa Região!


O Presépio Tradicional está patente até 10 de janeiro, podendo ser visitado de terça a domingo, das 10h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
A entrada é gratuita.

img_3901
img_3976
img_3988
img_3984
img_3926
img_3903
img_3920
img_3965