EMPREITADAS “ REFORÇO E REABILITAÇÃO DOS MOLHES A SUL E A NORTE DA FOZ DO RIO LIS – PRAIA DA VIEIRA” E 'MANUTENÇÃO DO RIO LIS ENTRE A PONTE DE MONTE REAL E A PONTE DAS TERCENAS'

Realizou-se esta quarta-feira, 18 de novembro de 2020, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, apresentação pública da empreitada de Reforço e Reabilitação dos Molhes a Sul e a Norte da Foz do Rio Lis - Praia da Vieira, no Concelho da Marinha Grande, com um prazo de execução de 6 meses.

Pretende-se com esta empreitada a reabilitação e reforço dos molhes a Sul e Norte da Foz do Rio Lis na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande numa extensão de 1.015,0m repartida pela margem esquerda e direita a jusante da Ponte das Tercenas até à Foz do rio Lis.

Relevante para a prossecução das políticas consagradas na Estratégia Nacional para a Gestão Integrada da Zona Costeira e para a necessidade de adaptação do território às alterações climáticas, a intervenção tem como objetivo a proteção do litoral e das suas populações face a riscos, especialmente de erosão costeira.

Com um valor de contrato de aproximadamente 1.472.476, 89€, a intervenção é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente, através do financiamento comunitário do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), incluída na candidatura aprovada ao POSEUR com o código POSEUR-02-1809-FC-000080 “Ações de Proteção do Litoral na Região Centro - Cortegaça / Vieira de Leiria”.

Decorreu também a assinatura do auto de consignação da empreitada de Manutenção do Rio Lis entre a Ponte de Monte Real e a Ponte das Tercenas, nos concelhos da Marinha Grande e de Leiria, com um prazo de execução de 15 meses.

A empreitada a consignar concretiza o Protocolo de Colaboração celebrado no dia 18 de dezembro de 2019, entre a Agência Portuguesa do Ambiente, I.P., a Câmara Municipal de Leiria e a Câmara Municipal da Marinha Grande.

Pretende-se com esta empreitada de manutenção recuperar e estabilizar as margens do Rio Lis entre a Pontes de Monte Real e a Ponte das Tercenas, nos Concelhos de Leiria numa extensão de 4.960,46 metros e no Concelho da Marinha Grande numa extensão de 6.136,17 metros, tendo uma extensão total de 11.096,63 metros.

Com um valor de contrato de aproximadamente 120.000,00€, a intervenção é assegurada pela Agência Portuguesa do Ambiente com uma comparticipação de 50%, pelo Município de Leiria com uma comparticipação de 22,5% e pelo Município da marinha Grande com uma comparticipação de 27,5%.

Estiveram presentes na cerimónia a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; o - vice-presidente da APA - Agência Portuguesa do Ambiente; o verreador das Obras Públicas da Câmara da Marinha Grande, Carlos Caetano; a vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Ana Esperança; e Nuno Bravo, em representação da APA para apresentar os projetos.

assinatura_riolis2
assinatura_riolis1