Dia Mundial do Judo assinalado pelo Judo Clube da Marinha Grande

O Dia Mundial do Judo de 2020 foi comemorado no passado dia 28 de outubro com o tema "Stronger Together" ( Juntos somos mais fortes).

A iniciativa da responsabilidade da Federação Internacional do Judo, pretendeu sensibilizar a comunidade Judoca para algumas temáticas de cariz transdisciplinar, apelando a uma reflexão e a uma cidadania ativa e participativa de todos. Depois de, no ano passado ter contado com o Campeão do Mundo Jorge Fonseca, plantando uma árvore na capital vidreira, a açãodeste ano pretendeu reforçar a importância de nos manter-mos mais próximos e unidos com o objetivo de todos podermos ultrapassar este enorme desafio em que vivemos.
O ano de 2020 e o contexto de Pandemia Covid -19, projetou-nos para uma realidade atípica, afastando-nos dos treinos, dos encontros, das partilhas e das competições (...) é indiscutível que juntos somos mais fortes e todos deveremos potenciar as nossas capacidades em torno de um bem comum, referiu à redação o Professor João Teixeira. O trabalho colaborativo e cooperativo idealizado por Jigoro Kano, no desenvolvimento do Judo e na educação desportiva é fundamental ser colocado em prática, assumindo este ano e no estando pandémico em que vivemos um valor primordial.

A 28 de outubro, celebra-se a data do nascimento do fundador do JUDO, Jigoro Kano. Hoje, com mais de 200 milhões de praticantes em todo o mundo , este desporto olímpico é num símbolo de paixão, cooperação, entreajuda, dedicação, superação e valorização dos outros. O clube da Marinha Grande, assinalou simbolicamente a data, efetuando no seu dojo a graduação de alguns atletas. A graduação, é um momento muito desejado de todos os praticantes e familiares, reconhecemos o mérito, o empenho, a dedicação e a valorização do trabalho., valorizando indubitavelmente a persistência, a resiliência e a capacidade de ultrapassar conjuntamente os desafios em que vivemos, acrescentou o treinador do clube da Marinha Grande.

Fonte: Judo Clube da Marinha Grande