Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente galardoado com Bandeira da Ética

“O desporto justifica a sua existência na sociedade por consubstanciar-se numa ferramenta educativa, formativa e de desenvolvimento e empreendedorismo pessoal e social de uma riqueza extraordinária. No desporto e pelo desporto acreditamos ser capazes de construir um mundo melhor para nós e para as gerações futuras. O desporto implica um diálogo estruturado intersectorial, intergovernamental, intergeracional de uma transversalidade e multidisciplinaridade que o transformam num dos mais prestimosos recursos sociais, educativos e profilático.” PNED

Uma escola assente na construção de uma aprendizagem de valores, de cidadania ativa e participativa, de par tilha, de entreajuda, de projetos, de interação com o território, de comprometimento, uma escola capaz de gerar aprendizagem através de um currículo oculto onde se valoriza o Desporto Escolar como um meio de promoção da ética desportiva junto da comunidade educativa foi o mote lançado para esta importante candidatura.

O Projeto premiado enquadra-se no desenvolvimento de Judo Adaptado no âmbito do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente. No Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente elencámos como objetivo “contribuir para o reforço do dinamismo e da participação dos alunos, e suas famílias, pessoal docente, pessoal não docente e comunidade em geral para, em conjunto, sermos capazes de responder aos desafios que a sociedade nos coloca, numa perspetiva integradora, de respeito pela individualidade, numa escola de todos e para todos, democrática, inclusiva e socialmente mais justa" referiu Professor Cesário Silva, Diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

Por seu tuno, o Professor João Teixeira, coordenado do Desporto Escolar do Agrupamento, e responsável pela candidatura, acrescentou, “neste âmbito, e numa perspetiva de comprometimento da comunidade Educativa e do nosso território a ação no Projeto Desporto Escolar (DE) assume-se de forma interatuante como uma área transversal da educação com impacto em diversos pilares. Estamos convictos, que o desenvolvimento das ações enquadradas no Desporto Escolar são um elemento de primazia na promoção da saúde, na inclusão e integração social, na promoção do desporto, no desenvolvimento de valores de ética e de respeito, no envolvimento com as famílias, no desenvolvimento do voluntariado e no combate ao insucesso e abandono escolar. As ações preconizadas neste projeto, agora reconhecido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ, I.P.), através do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), permitem uma forte e dinâmica prática, partilhada e comprometida, traduzindo-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. O DE, e nomeadamente este projeto de Judo Adaptado, proporcionam também o desenvolvimento de cidadãos (alunos, pais e comunidade) responsáveis, autónomos, solidários, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros, com espírito democrático, pluralista, crítico e criativo.

No nosso Projeto do Desporto Escolar, desenvolvemos em observância dois projetos complementares, devidamente enquadrados no quadro legal do DE, o Desporto Escolar Territórios ( Judo4all / Judo adaptado) e o Desporto Escolar + (Judo4ever / judo + 65 anos). Paralelamente, temos preparado um novo projeto denominado A(judo) , com alunos enquadrados Decreto-Lei n.º 54/2018 – nomeadamente com alunos autistas. São projetos de ação, interinstitucionais e intergeracionais que permitem potenciar a Dimensão funcional (dos participantes relacionados com o desenvolvimento de atividade física com os nossos alunos do Desporto Escolar e os alunos da universidade sénior e utentes da APPACDM da Marinha Grande através da prática do Judo). Estas ações potenciam a equidade e inclusão, enfatizando indubitavelmente uma Dimensão social, possibilitando à comunidade educativa a participação no projeto, articulado com diferentes instituições, famílias e voluntários.

O galardão da Bandeira da Ética, que será entregue ao Agrupamento no próximo dia 14 de outubro no Instituto Português da Juventude, baseia-se na certificação e promoção dos valores éticos no desporto.

Fonte: Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente