Memorial ao Conhecimento em Vieira de Leiria

A presidente da câmara, Cidália Ferreira, inaugurará na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, o «Memorial ao Conhecimento» na freguesia de Vieira de Leiria.

A ideia para este memorial foi inicialmente apresentada à Câmara em 2019 por uma comissão de antigos alunos da antiga escola primária daquela freguesia que pretendiam executar este projeto com o apoio da Câmara Municipal. Com o desmembramento desta comissão, a Câmara Municipal após parecer da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria decidiu avançar com a promoção e execução deste projeto assumindo o custo total do mesmo.

O projeto foi oferecido pelo vieirense Fernando Crespo que, sobre o mesmo afirmou que cumpriu a sua dívida de gratidão pelo lugar que o viu nascer e pelo carinho e estima que os Vieirenses lhe têm dedicado.

A escultura, com seis metros de altura, é de acordo com o autor um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República composto por duas figuras neoclássicas iguais: uma dourada que se apresenta de pé sobre uma moldura quadrada, e outra escura, sob essa, de cabeça para baixo. Todo o conjunto assenta numa pirâmide, cujo vértice está a dez centímetros da figura que está ao contrário. É como um perigo latente, uma fragilidade. É uma metáfora, como se fosse uma vítima que está quase a ser punida por estar confinado a um espaço de ignorância.

Nas palavras da presidente da Câmara Municipal, “Este monumento serve para nunca nos esquecermos dos verdadeiros valores da República - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - os quais só se cumprem verdadeiramente à luz da democracia. Perante novos movimentos sociais e partidários que pretendem colocar em causa a nossa democracia, é importante recordar, afirmar e valorizar os valores republicanos. Por sua vez, a escola tem precisamente a missão de educar as novas gerações para a necessidade de preservação destes valores essenciais. Este monumento, que é erguido no espaço onde existia a antiga escola primária de Vieira de Leiria, visa homenagear todos aqueles que ali foram educados e educaram (alunos, professores e auxiliares).”

Na ocasião será homenageado o professor jubilado, que lecionou naquela escola, Fausto Augusto Linhares.

NOTA:
Considerando as circunstâncias atuais relacionadas com a pandemia alerta-se para a impossibilidade de se realizarem ajuntamentos, podendo ainda assim quem quiser testemunhar o momento no local respeitando os devidos distanciamentos sociais.