Oferta de viseiras à Câmara da Marinha Grande

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, participou na manhã desta sexta-feira, 15 de maio, na cerimónia de entrega de 1.000 viseiras desenvolvidas conjuntamente entre o CENTIMFE e a Nova Plasteste e que foram doadas à Câmara Municipal para distribuição no Concelho.

O ato simbólico de oferta das viseiras ocorreu no CENTIMFE, seguido de deslocação à empresa Nova Plasteste, também localizada na Zona Industrial da Marinha Grande, onde aconteceu uma breve visita à linha de fabricação das viseiras. Contou com a presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; do diretor geral do CENTIMFE, Rui Tocha; do administrador da Nova Plasteste, Carlos Faustino; e do adjunto da presidente, Raul Testa.

A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, agradece “ao Centimfe e à Nova Plasteste por desenvolverem este produto pensado nos marinhenses e nos fazerem esta oferta, que iremos fazer chegar e distribuir pela população. É com grato prazer que assistimos a que a empresa esteja a apostar no desenvolvimento de viseiras e máscaras e que as faça chegar não apenas à Marinha Grande, mas que as comercialize para o mundo”.

Cidália Ferreira acrescenta que “não devemos esquecer que fomos o segundo concelho com maior volume de exportação do País e isso deve-se à dinâmica dos empresários e à constante reestruturação das necessidades do mercado. Elogio também o trabalho conjunto desenvolvido pelo CENTIMFE de internacionalização das empresas”.

Para responder aos desafios do período de pandemia COVID-19 que enfrentamos, a Nova Plasteste e o CENTIMFE, desenvolveram ao longo das últimas semanas um trabalho conjunto, explorando as suas competências de desenvolvimento de produto, engenharia, prototipagem, produção de ferramentas, e injeção, criando e produzindo de raiz, uma viseira (EPI – Equipamento de Proteção Individual).

De modo, o CENTIMFE junta-se ao conjunto de empresas do Cluster Engineering & Tooling, que muito têm contribuído para o desenvolvimento de soluções e produtos que protejam a sociedade, região, pais e mercado internacional, desta pandemia que tanto está a afetar as nossas vidas e atividades.

Este Equipamento de Proteção Individual, foi desenhado e desenvolvido com as tecnologias e competências que caracterizam o nosso Cluster Engineering & Tooling, que integra as Indústrias de Moldes, Ferramentas Especiais e de Plásticos. Foram usadas metodologias de Design for Manufacturing, de Maquinação Avançada (de 3 e 5 Eixos), e de moldação por Injeção. Foram ainda selecionados materiais, com um elevado grau de reciclabilidade, adaptados a estes produtos, em termos de propriedades mecânicas e óticas (que permitem o seu uso regular, caracterizado com preocupações de segurança), tendo sido priorizada a ergonomia e a usabilidade, sobretudo pelo baixo peso para uma utilização diária.

Para este desenvolvimento, foram utilizadas as ferramentas da propriedade intelectual, criadas as condições para o seu reconhecimento pelas autoridades competentes, e está em curso o processo de marcação CE exigida para este tipo de produtos de forma a poder ser integrado na lista de compras públicas de fornecedores e comercializado na União Europeia, pois pretendemos disponibilizar rapidamente este produto no Mercado.