Câmara continua a apostar na formação e sensibilização online

A Câmara Municipal da Marinha Grande criou um programa de formação e sensibilização online dirigido a famílias e a funcionários de escolas, que visam capacitar este público-alvo para questões relacionadas com a psicologia, nutrição e interação social.

Os workshops vão ser realizados no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE) e pretendem abordar a conciliação do tempo e das tarefas da família durante a fase pandémica da COVID19; questões alimentares, como qual a melhor composição de uma refeição durante o período de isolamento; questões psicológicas/emocionais e de comunicação entre pais e filhos.

Segundo a vereadora da educação, Célia Guerra, “este programa de workshop's tem como objetivo potenciar o sucesso escolar dos alunos, a promoção do envolvimento parental, a capacitação de competências para famílias e comunidade escolar".

"Neste momento de isolamento e tendo em conta o encerramento dos estabelecimentos de ensino, queremos alunos com bons resultados, mais capazes e mais felizes, na escola e na sua vida familiar. Daí resulta que uma das grandes missões deste programa é dar às famílias meios e informação relativos a questões psicológicas, emocionais e de comunicação com os seus filhos e educandos”, continua Célia Guerra.

A vereadora da Educação acrescenta que “em relação aos professores, não há formação especifica, mas há uma articulação muito próxima, assim como com as direções dos três agrupamentos de escolas, na medida que é fundamental o apoio de grande proximidade entre todos os elementos da comunidade escolar, para fazer face a este grande desafio que todos estamos a ser postos à prova”.

As ações de sensibilização vão ser transmitidas online na plataforma JITSI (https://meet.jit.si/). A participação é gratuita, através do link https://forms.gle/yGZimJHaCEqXmSKG9

O ciclo de workshops para as famílias é o seguinte:

12 de maio . 18h00
Estratégias alimentares durante o isolamento social
Nutricionista, Marta Malhó

26 de maio . 18h00
Gerir conflitos entre irmãos
Mediadora Intercultural, Rosa Coelho

Além deste ciclo de workshop’s, irão realizar-se outras ações de formação especialmente dirigidas aos funcionários que desempenham as funções de Assistentes Operacionais nos diferentes estabelecimentos de ensino do concelho.

Para os assistentes operacionais, vão ser abordados os seguintes temas:

13 de maio . 16h00
A influência da alimentação no comportamento das crianças
Nutricionista, Marta Malhó

20 de maio . 16h00
Como gerir as situações de bullying?
Mediadora Intercultural, Rosa Coelho.