Presidente da Câmara elogia entidades e população no combate ao Covid-19

Decorrido mais de um mês desde a tomada das primeiras medidas no âmbito do Plano de Contingência de Combate ao Covid-19 e no início daquela que é a prorrogação do Estado de Emergência do País, a presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira, enaltece as parcerias entre todas as entidades locais e nacionais e elogia o respeito pelas regras por parte da população, fatores que considera estarem na base do controlo da propagação da doença no concelho.

Cidália Ferreira lembra que “foram 21 as medidas que tomámos ao longo destes dias, no sentido de proteger e prevenir que esta doença alastrasse na nossa população, mas ao mesmo tempo que fosse dada atenção a todos aqueles que mais necessitam, como crianças, terceira idade, os lares, IPSS's, bombeiros e pessoal de saúde”.

A presidente da Câmara destaca que “o pessoal de saúde tem sido absolutamente extraordinário nesta dedicação, assim como as forças de segurança, os empresários e os nossos voluntários, a quem eu quero dar uma palavra de gratidão”.

Devido às sinergias entre entidades locais e nacionais, foi possível “em pouco tempo termos na Marinha Grande um ADC 19 (Atendimento a Doentes com Covid-19), para aqueles que têm sintomas e se podem dirigir ao Centro de Saúde. Temos também um hospital de campanha e que eu desejo que nunca seja utilizado, porque é sinal que esta pandemia não alastra no nosso concelho e que ninguém precisa daquele espaço. Isso dá-nos a garantia de que estamos preparados para aquilo que ainda vamos ter”.

É destacado também “o trabalho incansável da proteção civil, dos bombeiros, dos funcionários da câmara que se voluntariaram para poder levar os alimentos à população que necessite junto daqueles que não têm família de suporte e não podem ir fazer as suas compras. Há sempre alguém nesta autarquia que está disponível para o fazer e isto são os grandes valores da humanidade, estar disponível para ajudarmos sempre o outro”.

A propósito da produção e doação de máscaras de proteção individual que estão a ser fabricadas nas empresas do concelho da Marinha Grande, “quero deixar uma palavra de conforto e de fé, nesta solidariedade dos nossos empresários que são pessoas que arregaçam sempre as mangas e que estão à frente daquilo que são as novas tecnologias no nosso concelho e no mundo. Esta doação das máscaras e a disponibilidade para, dentro de pouco tempo, poderem transformar o que se fazia nas suas fábricas para produzir o que é necessário para a população, é também um fator de relevar nesta altura”. O agradecimento é estendido aos “aos centros de investigação e também aos voluntários que têm doado máscaras para a população”.

Cidália Ferreira admite que “são com as grandes e pequenas ações que vamos, de certeza, conseguir vencer esta pandemia e dentro em breve podermos abraçar todos”.

A autarca refere ainda que “orgulho-me muito daquilo que a nossa população está a fazer, porque quando foi dito que estejam em casa, todos nós soubemos acatar esse princípio e a nossa foi um exemplo e continua a ser um exemplo, com a responsabilidade de proteger cada um e o outro”.

A presidente da Câmara da Marinha Grand conclui desejando “muita saúde para todos e continuem a ajudar-nos desta forma tão intensa e com esta responsabilidade social tão grande que todo o concelho assumiu, para que todos nós consigamos vencer”.