Hoje
Máx C
Mín C

Dança, música e teatro assinalam programação de junho

A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta um espetáculo infantil de dança e música, concertos das bandas Best Youth e Catraia e uma peça de teatro, no mês de junho. A Câmara Municipal convida à participação nas atividades culturais.

A programação do Teatro Stephens para o mês de junho é a seguinte:

14 de junho . domingo . 11h00

33º FESTIVAL DE MÚSICA EM LEIRIA “COMO É QUE EU VIM AQUI PARAR?”

Sinopse |

Espetáculo de música e dança em forma de episódios encadeados, cheios de ritmo, que pretendem relatar o que leva uma criança a embarcar no mundo mágico dos sons e do movimento. São histórias de afetos que nos transportam para um mundo de fantasia e estimula-nos em termos sonoros e cénicos. Apela igualmente a momentos de interação com o público, transportando-o para o mundo fantástico do espetáculo.

Ficha Artística |

Música original | Natália Queirós

Letra | Eliana Mota

Coreografias | João Fernandes

Interpretação | Ana Ester, Joaquim Branco, Mário Nascimento, Catarina Ferreira, Madalena Faustino e Maryana Lagoyda

Duração: Aprox. 45 min.

Classificação: Maiores de 4 anos.

Preço: 5 euros

 

20 de junho . sábado . 21h30

Concerto . BEST YOUTH . “HIGHWAY MOON”

Sinopse |

Ed Rocha Gonçalves e Catarina Salinas, dois jovens músicos do Porto, são os Best Youth, mais do que uma banda, uma celebração da amizade que os une. Em 2012 lançaram, pela Optimus Discos, o primeiro EP, «Winterlies», disponível para download gratuito. Rapidamente a reação do público a canções como «Honey Trap» ou «Hang Out» apanhou os Best Youth de surpresa, alcançando os lugares cimeiros dos tops de airplay da Antena 3 e Rádio Comercial.

Também ao vivo os convites não pararam de surgir: entre outros, a banda atuou nos festivais Paredes de Coura, Optimus Alive, Sudoeste TMN e Optimus Primavera Sound. Tanto Catarina, que em 2012 foi convidada por David Fonseca a cantar o tema «Heavy Heart (It Won’t Go Away)», como Ed descrevem os Best Youth como uma banda ambiciosa, no melhor dos sentidos, e provaram essas vistas largas ao embarcarem na aventura There Must Be a Place, partilhando vários palcos com os amigos We Trust.

Mas o raio de ação do grupo do Porto vai além das fronteiras nacionais: em 2013, foram capazes de levar ao delírio tanto o público da Debandada Optimus, na Praça dos Leões, na Invicta, como os espectadores do festival Glimps, em Gent, na Bélgica, que receberam os portugueses com uma verdadeira enchente (a organização também não lhes poupou elogios, descrevendo-os no site do evento como «uma versão ibérica dos Cardigans»).

Prova do fascínio que os Best Youth exercem no público internacional foi ainda, também em 2013, a atuação na gala Pop-Eye, em Cáceres, Espanha, onde receberam o prémio de Melhor Artista Português. 2014, foi um ano essencialmente dedicado à composição de novas canções e ao trabalho em estúdio. Fruto desse trabalho, no derradeiro mês de dezembro, foi dado a conhecer o primeiro single do primeiro longa duração da banda, Red Diamond.

Com Fernando Sousa (X-Wife) no baixo e Sarafa na bateria, Ed e Catarina embarcaram na maior aventura das suas vidas: a edição do primeiro álbum de Best Youth.

Ficha Artística |

Rocha Gonçalves

Catarina Salinas

Duração: Aprox. 70 min

Classificação: Maiores de 6 anos

Preço: 8 euros

 

26 de junho . sexta-feira . 21h30

O Canalizador Encenador”, pelo Grupo Cénico do SIM

Sinopse:

Fazer teatro não é tarefa fácil. Aliás, nunca foi. Horácio Raposo, canalizador e amante da Arte de Talma, transporta consigo uma velha ambição: criar a sua própria Companhia de Teatro.

Nesse sentido, reune amigos, conhecidos e conhecidos dos amigos. Serão eles quem irá defender os papéis e as personagens criadas pelo autor, apresentador, empresário, encenador e ensaiador - o próprio Horácio.

Como se percebe as sim que se iniciam os ensaios, apesar da vontade, nem todos têm jeito para a representação, pensamos até que nenhum nasceu destinado a pisar um palco.

Personagens:

Horácio – João Trindade

Pinto – Cesário ribeiro

Dr. Coelho - José Vieira

Lobo Faísca – João Moleirinho

Rosa - Beta

Violeta – Vânia Galo

Joana - Beatriz

Ficha técnica:

Adaptação e Encenação - Cesário Ribeiro

Direção de Atores - Jorge Gomes

Sonoplastia e Luz - José Ferreira

Adereços e Montagem - António Mendes

Montagem e Transportes - António Neto

Voz Off – António José Ferreira

Preço: 5 euros

 

27 de junho . sábado . 21h30

Concerto . CATRAIA

Sinopse |

No início de 2013, cinco músicos da zona centro decidiram juntar-se à volta de uma ideia. Motivou-os a vontade de criar canções claramente portuguesas, enraizadas na tradição, mas cultivadas pelas suas próprias mãos.

As matérias primas foram escolhidas: o Fado, a Guitarra Portuguesa, os Tambores, as Marchas Populares, a melacolia do Sul de Portugal, os ritmos da Tradição Folclórica e o tempêro de toda a Lusofonia. Os cinco operários, aplicaram as suas ferramentas favoritas: os instrumentos, as palavras em Português, as melodias e as harmonias.

O plano, foi o que a imaginação ditou. Nasceu então a “Catraia”. E ela de repente, ganhou vida própria!

Todos acarinharam a “Catraia” e como verdadeiros pais, dedicaram-lhe o que de melhor tinham. Ela cresceu num instante! E logo se percebeu que tinha herdado imensas caraterísticas dos seus criadores. Ela gosta de festa, de dançar, de rir, de improvisar e de estar com os melhores amigops. Mas também é rebelde e voluntariosa, apaixona-se e desilude-se, é generosa e caprichosa. Guarda a memória das tradições, mas é moderna e gosta do som, do palco e da imagem.

Sabe inúmeras cantigas! E só pensa em interpretá-las para todos os que as quiserem ouvir!

Ficha Artística |

Inês Bernardo - Voz

Ricardo Silva - Guitarra Portuguesa

Rui Amado - Guitarra Clássica

Adelino Oliveira - Contrabaixo

João Maneta - Percussões

Duração: Aprox. 70 min.

Classificação: Maiores de 6 anos.

Preço: 8 euros

Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.

Bilheteira: receção do Museu do Vidro (Jardim Stephens), de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.