Coronavírus (COVID-19) - informações úteis

COMUNICADO

"Ainda que até à data não se tenha registado no município da Marinha Grande nenhum caso positivo relacionado com o novo coronavirús - COVID19, o Município da Marinha Grande elaborou e ativou o plano de contingência municipal. Para além disso, e especialmente tendo em conta que a Marinha Grande onde há grande mobilidade de trabalhadores entre Portugal e o estrangeiro optou-se pela adopção de medidas preventivas.

Nesse sentido, informamos que cancelámos/reagendámos todas as atividades municipais previstas até ao dia 12 de abril, data até à qual será realizada uma nova avaliação.

Aconselhamos ainda todas as entidades públicas e privadas bem como todos os munícipes a adoptar as mesmas medidas de segurança, tal como as preconizadas pela Direção Geral de Saúde."

A Presidente da Câmara Municipal
Cidália Ferreira

O Presidente da Assembleia Municipal
Luís Guerra Marques

(Marinha Grande, 10 de março de 2020)

INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19

Conheça as características do vírus que provoca a doença pelo novo Coronavírus (COVID-19).

O novo coronavírus, intitulado COVID-19, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, na China, na Cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido previamente identificado em seres humanos, tendo causado um surto na cidade de Wuhan. A fonte da infeção é ainda desconhecida.

Os Coronavírus são uma família de vírus conhecidos por causar doença no ser humano. A infeção pode ser semelhante a uma gripe comum ou apresentar-se como doença mais grave, como pneumonia.

Ainda está em investigação a via de transmissão. A transmissão pessoa a pessoa foi confirmada, embora não se conheçam ainda mais pormenores.

Recomendadas da Direção Geral de Saúde:

Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação dos alimentos, após o uso da casa de banho, e sempre que as mãos lhe pareçam sujas;
Utilizar lenços de papel, de utilização única, para se assoar;
Deitar os lenços usados no caixote do lixo e de seguida lavar as mãos;
Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

(Fonte: Direção-Geral da Saúde)

Consulte mais informações aqui